Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 27/01/2017 | FONTE: G1 Gaeco cumpre mandados em mais uma ação contra sistema prisional Segundo as primeiras informações, operação é desdobramento da Xadrez. Ação seria em três municípios.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpre mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (27) em mais uma ação contra o sistema prisional. As primeiras informações dão conta de que a operação é desdobramento da Xadrez, que prendeu diretores de presídios em Corumbá, a 415 quilômetros de Campo Grande, na segunda-feira (23).

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos na capital sul-mato-grossense e em mais dois municípios. Ainda não há mais detalhes da ação desta sexta-feira.

Quando o Gaeco deflagrou a operação Xadrez, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informou que iria abrir investigação interna para descobrir se outros funcionários também teriam suspeita de envolvimento com facilidadespara presos.

Operação Xadrez
O Gaeco descobriu que um traficante, integrante de uma organização criminosa paulista, recebia ajuda dos diretores para comandar o tráfico de dentro da cadeia.

De acordo com o Gaeco, todo o esquema servia para beneficiar o traficante, que também tinha atuação fora da cadeia. Um irmão dele foi preso, em casa, onde os promotores encontraram mais R$ 60 mil em dinheiro.

Na cantina de um dos presídios foi encontrada até maconha para venda. No caixa, tinham R$ 17 mil. Foram presos os diretores das unidades de regime fechado e semiaberto.

Outro suspeito de participar do esquema é o vereador Yousseff Mohamed El Salla, que foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento. Ele é dono de uma clínica de fisioterapia e investigado por fornecer atestados falsos para os presos saírem da prisão para tratamentos que não existiam.

Do G1 MS, com informações da TV Morena





15/09/2017 Diretor da Máxima é ameaçado e sindicato reforça segurança em presídio da Capital
09/04/2017 Sobe para sete número de detentos mortos em presídio de Manaus
10/02/2017 Para maquiar superlotação em MS, delegacias vão virar presídios
28/01/2017 No RN, presos de Alcaçuz serão transferidos para contêineres
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player