Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 18/05/2017 | FONTE: PM/MS Operação Conjunta: Com mais de 500 homens, PM e Exército fez Pente Fino no Presídio de Dourados
Foto: Divulgação

Cento e cinquenta policiais do Batalhão de Choque da Policia Militar e 400 militares Exército Brasileiro, iniciaram na madrugada dessa quarta-feira (17) a operação Poty Poran (Portas Fechadas), ocupando a Penitenciária Estadual de Dourados – PED, com a finalidade de fazer a retirada de objetos ilegais do interior das celas, como armas, drogas e telefones. Os detentos utilizam esses objetos como ferramentas, especialmente o celular,  para a continuidade de ações delituosas fora dos presídios, dessa forma  desarticulando prováveis ações de facções criminosa.

O apoio logístico e tecnológico da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados foi fundamental durante a operação, sendo utilizados detectores de metal e scanners, equipamentos esses que fazem parte do SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Foram utilizados ainda na varredura das celas, cães farejadores pertencentes ao Canil da Policia Militar.

Equipe após o término da operação

“A ação é importante e mostra como parceria entre PM e a Exército traz um grande ganho a sociedade na questão da segurança”, declarou o Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta.

Durante a ação que iniciou às 4h de ontem e durou pelo menos 12 horas, foram vistoriados todos os espaços da Penitenciária, com a utilização do efetivo que integrava a operação e ainda 40 Agentes Penitenciários da PED, obtendo os seguintes resultados: apreensão de 1,5 quilos de drogas, sendo maconha, crack e cocaína; 432 armas artesanais que poderiam ser utilizadas contra presos ou agentes penitenciários e 23 celulares.

O Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do MS, José Carlos Barbosa, disse na coletiva a imprensa, que a ação é mais uma das etapas preventivas realizadas pelo governo do Estado para garantir a segurança nos estabelecimentos penais de MS e tem como principal apoiador logístico e tecnológico, o Exército Brasileiro, através do SISFRON.

Assessoria de Comunicação Social da PMMS

Texto: Sargento Arguelho





26/11/2019 Correspondência de presos poderá ser interceptada para investigações criminais
21/07/2018 Detentos tiram fotos e atualizam Facebook de dentro de presídio
21/05/2018 Detento é encontrado morto em cela do Instituto Penal de Campo Grande
23/03/2018 TERROR NA PED: vídeo mostra relato de preso antes de ser morto
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player