Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 19/07/2022 | FONTE: campograndenews PF deflagra Operação Canguçu e cumpre mandado após onça-pintada ser morta a tiro Policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão durante investigação para encontrar autor de crime
Policiais durante operação nesta segunda-feira (18). (Foto: Divulgação/PF)

A PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Canguçu, nesta segunda-feira (18), contra caça ilegal, depois da localização do corpo de uma onça-pintada, morta com sinal de disparo de arma de fogo, no Rio Paraguai, em trecho localizado na cidade de Ladário, a 426 quilômetros de Campo Grande. 

Conforme a PF, durante a deflagração da operação foi dado cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal. Não houve prisões e o material apreendido passará por perícia para que o autor seja identificado.

O nome da operação faz referência ao termo em Tupi-Guarani “akangu'su”, designação da 'onça-pintada', formado de a'kanga 'cabeça' e a'su ou u'su 'grande'.

Morta a tiro - O corpo da onça foi encontrado boiando no Rio Paraguai, em Ladário, na manhã do dia 4 de julho. Pescadores que encontraram o animal acionaram a Polícia Militar Ambiental, que preliminarmente, identificou um buraco na cabeça da fêmea, provocado por disparo de arma de fogo, indicando caça ilegal.

O capitão Kelvin Augusto Rodrigues Valente, disse que a morte, pela análise preliminar, teria ocorrido há uma semana. “A gente foi acionado e deslocamos até o local, juntamente com um veterinário e um biólogo do Instituto Homem Pantaneiro. A onça era uma fêmea e segundo os técnicos, a morte já havia ocorrido cerca de uma semana, devido ao estado de decomposição”, destacou o comandante. 

No momento da verificação do corpo, o animal foi mantido no rio porque o cadáver do animal serve de alimento para outros seres vivos. “Se ela ainda estivesse viva, aí sim nós recolheríamos”, disse Valente, que também comentou que foi feito contato com pessoas próximas, “mas infelizmente, afirmaram que não viram nada”.

Nas redes sociais, o médico veterinário do IHP, Diego Viana, lamentou o ocorrido, afirmando que Mato Grosso do Sul está perdendo a batalha da conservação e convivência harmônica com a fauna pantaneira. 





25/04/2024 Mulher morta em Naviraí durante uso de droga foi assassinada com 13 facadas
25/04/2024 Mulher que seguia com maconha para São Paulo é presa pelo DOF em Amambai
25/04/2024 DOF fecha entreposto e apreende mais de 77 mil pacotes de cigarros em Itaquiraí
25/04/2024 Adolescente é apreendido pela Polícia Civil em Naviraí por roubo de veículo
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player