Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 05/05/2017 | FONTE: MidiaMax PY - Operação na fronteira com o MS, destrói 512 toneladas de maconha Estimativa é de que o prejuízo causado ao crime organizado seja de 76 milhões de dólares
As ações tiveram início em 26 de abril e foram encerradas ontem - Foto: Divulgação Senad - Ilustração Caribel News

As forças de segurança do Paraguai destruíram 512 toneladas de maconha durante a segunda fase da Operação Soberania, realizada em conjunto entre a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Forças Armadas e Ministério Público no Deparamento (Estado) de Amambay, que faz fronteira seca com pelo menos quatro cidades de Mato Grosso do Sul, tais como Ponta Porã, Coronel Sapucaia, Aral Moreira e Bela Vista. Ao longo de nove dias de trabalho, foram desmontados 50 acampamentos e desmatados 86 hectares de plantações. A estimativa é de que o prejuízo causado ao crime organizado esteja na casa dos 76 milhões de dólares.

De acordo com a Senad, as ações tiveram início em 26 de abril e foram encerradas ontem, contando com apoio de policiamento aéreo para reconhecimento de áreas de produção de maconha na região de matas de Pacola.  Ainda conforme a corporação, além dos riscos levados à segurança e à saúde pública, bem como ao sistema financeiro do país, as grande plantações do narcotráfico também impactam na preservação do meio ambiente. Bosques e zonas de mata nativa usados como habitat para animais silvestres foram derrubados para dar lugar ao cultivo da droga.

Mais destruição
Em outra operação, a Senad destruiu no Departamento de San Pedro, vizinho de Amambay, mais de 23 toneladas de maconha. O trabalho teve como foco a aldeia indígena Tapy Kué, na zona rural de Isla Alta, distrito de Gral. Resquín. Lá Havai centro de cultivo e processamento contendo, além das plantas, 4,5 toneladas de folhas picadas e mais 800 quilos prontos para embalagem. Foi desmontado acampamento onde havia uma escopeta apreendida.





21/06/2017 Mulher que acorrentou a filha viciada em drogas diz não se arrepender: 'Maltratada era eu'
30/05/2017 Crack está em 84% das cidades de MS; em 18 delas como ameaça grave
29/05/2017 Polícia Civil realiza incineração de quase duas toneladas de drogas
03/05/2017 Após denúncia anônima, Polícia Civil apreende 258 tabletes de maconha
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player