Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 27/04/2017 | FONTE: G1 MS Trabalhadores que dividiam moradia com porcos e galinhas são resgatados no Pantanal de MS Grupo havia sido contratado para construção e reparo de cercas em março deste ano.
Alojamento onde os trabalhadores moravam (Foto: MPT/Divulgação)

Cinco trabalhadores foram resgatados da situação de escravidão em uma propriedade a 240 quilômetros de Corumbá, município no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na terça-feira (25). Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), o grupo dividia a moradia com remédios para gado, sacos de sal, material de montaria, galinhas, porcos e insetos.

A ação contou com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Militar Ambiental. Os cinco homens teriam sido contratados para construção e reparo de cercas me março deste ano. O acordo era para receberem R$ 60 por dia, mas nunca ganharam nada. Também não houve registro em carteira.

Os trabalhadores viviam em barraco de madeira, com piso de terra e dormiam em camas adaptadas em tábuas e tijolos. No alojamento não havia instalações sanitárias, os homens eram obrigados a fazer necessidades fisiológicas no mato e a tomar banho com mangueira pendurada na parte externa do barraco.

O preparo de alimentos era feito em fogão de lata improvisado no chão e as refeições realizadas sobre tocos existentes no local.

Segundo relatos, eles trabalhavam em torno de 10 horas por dia, com intervalo curto para descanso e sem equipamentos de proteção. O repouso aos domingos às vezes era interrompido. As frentes de trabalho ficavam distantes cerca de cinco quilômetros do alojamento e eles percorriam o trajeto inicialmente a pé.

Os trabalhadores foram retirados da fazenda e levados para Miranda, onde residiam. Além do grupo, foram ouvidos o empreiteiro Acilino da Silva Claro, conhecido pelo apelido de “Dão” e que intermediou a negociação do serviço, e o gerente da fazenda.

O MPT calculou crédito de quase R$ 24 mil a título de verbas rescisórias, já deduzidos as contribuições previdenciárias e o recolhimento ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A data do pagamento aos trabalhadores definida em audiência foi agendada para a próxima terça-feira (2) na sede do MPT, em Campo Grande.





28/09/2021 MPMS se manifesta a cerca das notícias de arquivamento de procedimento administrativo em Nova Andradina
28/01/2021 MPMS pede monitoramento por tornozeleira eletrônica em Jamilson Name
19/02/2020 Após estupro, MPE recomenda que hotéis não aceitem menores desacompanhados
08/04/2019 Para acabar com fila, MP cobra ponto eletrônico a médicos e dentistas, em Naviraí
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player