Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 02/12/2021 | FONTE: campograndenews Vereador investigado por violência doméstica reassume mandato Diogo Castilho foi reconduzido ao cargo pelo Tribunal de Justiça três meses após afastamento
Diogo Castilho (à direita) observa presidente da Câmara assinar termo de posse. (Foto: Divulgação)

O médico Diogo Castilho (DEM) foi reconduzido nesta quinta-feira (2) ao mandato de vereador na Câmara de Dourados (a 251 km de Campo Grande). Ele foi reempossado pelo presidente da Casa, Laudir Munaretto (MDB), quase três meses depois de ser afastado devido ao processo de cassação por quebra de decoro. 

No dia 4 de setembro, Diogo Castilho foi preso em flagrante acusado de ameaçar e agredir a então noiva, uma cirurgiã-dentista de 27 anos de idade. Ele ficou uma semana na cadeia e, logo em seguida, foi afastado por decisão unânime dos demais vereadores. 

Na segunda-feira (29), o desembargador João Maria Lós, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), acatou recurso da defesa, anulou as provas usadas para justificar o pedido de cassação e determinou o retorno imediato do democrata ao mandato.

No entendimento de João Maria Lós, a Comissão Processante contra Diogo Castilho foi instaurada usando provas “emprestadas” de um processo criminal sigiloso, sem autorização do Poder Judiciário.

Segundo a defesa do vereador, o pedido de cassação foi feito com base no boletim de ocorrência registrado pela vítima na Polícia Civil, quando o caso já estaria sob sigilo.

Através da assessoria de imprensa, o vereador disse estar “feliz” em retornar ao mandato. “Retorno para continuar defendendo a população dentro do Legislativo. Vamos retomar os projetos que estavam parados e lutar contra a precarização da saúde no município”.

Sobre a denúncia de violência doméstica, que segue em andamento na Justiça, Diogo Castilho diz ter certeza da inocência. “Vou apresentar a minha defesa pelos meios legais e usando provas lícitas. O que desejo é um julgamento justo. Eu Confio na Justiça”.

A prisão – O médico-vereador foi preso na noite de 4 de setembro deste ano, após a Polícia Militar ser acionada para atender denúncia de violência doméstica, no Bairro Parque Alvorada, região oeste de Dourados. Na casa, os policiais foram recebidos pelo filho de Diogo, que relatou sobre a briga.

O vereador teria dito aos policiais que a noiva tinha partido para cima dele após os dois passarem o dia bebendo. Em conversa reservada com os PMs, ela relatou que durante a discussão, Diogo a segurou pelo braço e tentou sufocá-la. 





17/04/2024 Chinesa GWM obtém vitória contra VW, abrindo caminho para o "Fusca elétrico" no Brasil
16/04/2024 Justiça mantém presos enteados que mataram idoso a cadeiradas
12/04/2024 Juiz manda internar rapaz que matou colega de cela asfixiado
12/04/2024 Acusado de matar grávida com série de agressões em MS ganha liberdade
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player