Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 02/12/2021 | FONTE: ASSESSORIA Naviraí fará 900 exames de sangue para diagnóstico do câncer de próstata Esta é a maior campanha gratuita de prevenção através do exame PSA Total e Livre a ser realizado de 6 a 11 de dezembro, pela Gerência de Saúde
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Saúde (GEMSAU), está lançando uma das maiores ações da Campanha Novembro Azul, visando alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A iniciativa da GEMSAU definiu a realização de 900 atendimentos, com coletas de sangue para diagnóstico do câncer de próstata através do exame de PSA Total e Livre, sendo 72 vagas para cada um dos 11 PSFs e 100 vagas para o Centro de Saúde (Posto de Saúde do Varjão).

“Serão realizadas coletas na próxima semana, do dia 6 ao dia 11 de dezembro, em todas as unidades de saúde do Município e, no dia 11, as coletas de sangue serão exclusivamente no Centro de Saúde de Naviraí, no bairro Varjão”, informa o gerente de Saúde Márcio de Figueiredo.

A gerente de Núcleo do Laboratório Municipal Francieli Bertelli orienta que os pacientes deverão se dirigir às suas unidades de saúde e pedir para realizar o exame. Ela explica: “Não precisa estar em jejum. Os resultados sairão em cinco dias úteis e deverão ser retirados no mesmo local onde o paciente fez a coleta de sangue. Com o resultado em mãos, o exame será analisado pelo médico do ESF, e caso seja observada alguma alteração, o paciente será encaminhado para o urologista”.

Francieli Bertelli acrescenta: “Os pacientes que serão atendidos no Centro de Saúde deverão retirar os exames no Laboratório São Francisco, devendo retornar ao Centro de Saúde nos dias da semana posterior, até às 22 horas, para o médico visualizar o resultado do exame e, se necessário, agendar uma consulta”.

A Campanha Novembro Azul, através da realização de exames de PSA, será impactante, pois, garantirá o atendimento de 900 homens. É um número expressivo e reflete o compromisso da Administração Municipal em prol da saúde masculina – destaca a prefeita de Naviraí.

 

 

 

 

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)





17/04/2024 Novo processo seletivo abre 24 vagas para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul
16/04/2024 Técnico da SES avalia como positiva a atuação da Prefeitura de Naviraí no combate ao Aedes Aegypti
16/04/2024 Plantas podem afastar o mosquito da dengue? Entenda limitação desta estratégia contra o Aedes aegypti
10/04/2024 Dia D da vacinação contra a gripe será neste sábado em todas as Unidades de Saúde de Naviraí
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player