Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 28/10/2021 | FONTE: ASSESSORIA Governo de Naviraí participa do lançamento do programa “MS Alfabetiza” Gerente de Administração representou o Município e coordenadora pedagógica da GEMED representou o setor da Educação
Foto: Assessoria

A gerente de Administração Gisalda Moralles Balta participou, na tarde da última segunda-feira (25-10), do lançamento do Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança, representando o Município de Naviraí no evento. Representando a Educação esteve presente a coordenadora pedagógica Rosângela Dutra de Oliveira, da Gerência Municipal de Educação.

O lançamento do programa MS Alfabetiza foi feito pelo Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campus de Campo Grande. O projeto conta com as parcerias da Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Além do governador Reinaldo Azambuja e da secretária Cecília Motta, entre os participantes do evento estiveram outros secretários de Estado, prefeitos, secretários municipais de Educação, parlamentares, membros de órgãos de controle, representantes de municípios, e lideranças ligadas ao setor da educação.

Gerente de Administração Gisalda Moralles Balta (ao centro), com a secretária de Estado de Educação Cecília Motta, e a coordenadora pedagógica da GEMED Rosângela Dutra (à esquerda).

Governador Reinaldo Azambuja mencionou, aos prefeitos e secretários municipais de Educação, parlamentares, sua gratidão pela adesão de 100% dos municípios no Programa MS Alfabetiza. “Saudação a bancada federal pelo apoio às universidades de MS, a bancada estadual pela aprovação do programa que é uma política de estado, aos municípios pela adesão das 79 cidades em regime de colaboração que é primordial para o programa que veio para fortalecer a alfabetização e melhorar índice de aprendizagem de nossas crianças e adolescentes”, enfatizo o governador.

Secretária de Estado de Educação Cecilia Motta lembrou que o sucesso na alfabetização contribui para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da Educação Básica. “diante disso, e considerando a relevância do Regime de Colaboração entre Governo de MS e municípios, buscamos a implementação de uma política com foco na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental, acredito na política de estado, educação deve ser usada como arma de defesa e evolução, serão 757 escolas de MS impactadas nos anos iniciais”, destacou.

Governador Reinaldo Azambuja e autoridades durante o lançamento do Programa MS Alfabetiza.

Iniciativa

O Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

Neste primeiro momento, o Programa será responsável por investimentos em diversas frentes, tais como Aquisição de Livros Didáticos, premiações destinadas às escolas que obtiverem os melhores índices de alfabetização, contribuições financeiras às escolas com os menores índices de aprendizagem, recursos para avaliações anuais pela SED e bolsas para Formação dos profissionais. Ao todo, está previsto um investimento de R$ 8,3 milhões para as ações de 2022.

“É um importante programa educacional e o envolvimento de diversos atores comprova que será de sucesso. Quem ganha com isso é a comunidade estudantil, a sociedade como um todo”, comentou Rosângela Dutra.

“O Município de Naviraí, por determinação da prefeita Rhaiza Matos, prontamente abraçou mais este programa educacional. A alfabetização contribui decisivamente para o desenvolvimento do estudante em todas as etapas da educação básica. As iniciativas que permitam avançar no ensino tem e sempre terá o apoio desta Administração”, observou Gisalda Balta.

 

 

 

 

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)





18/04/2024 Educação de Naviraí promove ciclo de palestras e formações sobre a diversidade cultural dos povos indígenas
15/04/2024 Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje
08/04/2024 Agepen com apoio da GEMED leva projeto de Educação Indígena aos internos da Penitenciária de Segurança Máxima
05/04/2024 Servidores federais de educação param em 360 unidades de ensino
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player