Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 20/10/2021 | FONTE: G1 MS Cristiana Oliveira visita Bonito para evento em prol da preservação do meio ambiente
Cristiana Oliveira visita a gruta do Lago Azul, em Bonito — Foto: Redes Sociais/Reprodução

A atriz Cristiana Oliveira está Bonito, cidade sul-mato-grossense conhecida como a capital do ecoturismo no Brasil, para ser a madrinha do encontro entre organizações não governamentais, Bonito por Natureza. O evento busca discutir os rumos do ecoturismo e da preservação ambiental da cidade.

Sempre lembrada pela personagem Juma Marruá, da novela Pantanal, exibida em 1990, desde as gravações da trama que a artista se engaja na luta pela conservação do meio ambiente pantaneiro e sul-mato-grossense.

Cristiana Oliveira recebeu o g1 no hotel em que se hospedou por uma noite, em Campo Grande, momentos antes de seguir viagem para Bonito. A atriz falou sobre o remake da novela Pantanal, as queimadas que massacraram o bioma nos últimos anos, e explicou os objetivos do evento que ocorre em 22/10 com a participação de representantes de instituições como o MapBiomas e o Fridays for Future, além da mediação da jornalista Sônia Bridi.

 

Amor pelo Pantanal

Atriz Cristiana Oliveira — Foto: Carol Pamplona/g1 MS

Atriz Cristiana Oliveira — Foto: Carol Pamplona/g1 MS

Foi em 1990, durante as gravações da primeira versão da novela Pantanal, que Cristiana Oliveira conheceu e se apaixonou pelo bioma. Na época, ela viveu Juma Marruá, protagonista da trama. De lá para cá, se associou a ONG SOS Pantanal e participa de ações que visam a preservação do ecossistema.

“Sou voluntária da ONG SOS Pantanal não apenas com a minha imagem, mas muito ativa também em ações”, explicou a atriz que já distribuiu cestas de alimentos para a população carente local e mudas de replantio em uma expedição de seis dias após queimadas. Ela aproveita e cita a importância dos projetos de prevenção.

“Existe um trabalho que já vem sendo feito há muitos anos, que as pessoas dão pouca atenção, que é exatamente o trabalho preventivo de preservação do Pantanal. O cuidado que se tem de criar brigadas, treinar pessoas os peões de fazenda, pessoas que moram lá de como evitar que um fogo que seja natural, se espalhe. É um trabalho também de como o homem pantaneiro vai conseguir preservar o bioma”, chama atenção.

 

Remake novela Pantanal

 

Apesar dos problemas enfrentados com as queimadas, os incêndios e com as perdas de área alagada, o Pantanal está sendo mostrado em sua plenitude através das redes sociais da classe artística do remake da novela Pantanal, gravada em solo sul-mato-grossense desde setembro.

Sobre o cunho social de uma produção como essa, Cristiana Oliveira acredita que “de uma forma ou de outra” a trama pode chamar atenção para questões ambientais.

 

“Não tem como não abordar. Mesmo com o olhar de teledramaturgia, por ser uma comunicação de massa, pode convergir com esse tema. Não só a história do Pantanal lindo, que a gente não pode deixar de falar, porque o Pantanal é maravilhoso, mas eles vão abordar. Nem que seja de uma forma mais lúdica”, acredita.

Bonito por Natureza

 

Além do Pantanal, Cristiana Oliveira é figurinha carimbada em Bonito, cidade que também aprendeu a amar e respeitar. Por isso mesmo, ela aceitou o convite de ser madrinha do evento Bonito por Natureza, organizado por instituições não governamentais, que visa discutir projetos de conscientização, preservação, e o ecoturismo da região.

 

“Eu tô representando a SOS Pantanal, uma das ONGs que formatou esse evento extremamente importante. Porque o nome Bonito por Natureza fala de Bonito da forma mais simples que existe: a natureza de Bonito sendo explorada para turismo, nacional e internacional, mas com toda uma preocupação da população, das pessoas que trabalham lá, que vivem lá, de alguns produtores rurais (…) para conscientizar políticos, empresários e pessoas que se interessam por Bonito para a preservação 100% daquela nossa natureza, que é um dos lugares mais bonitos do mundo e vive de turismo”, explicou.

O evento Bonito por Natureza será realizado na sede da Câmara Municipal de Bonito e é promovido pelo Instituto Raquel Machado, Coletivo Unidos da Serra de Bodoquena, ABRAMPA, Instituto Homem Pantaneiro, entre outros, e conta com a participação de Gabriel Adami, representante do movimento Fridays for future, fundado pela ativista ambiental Greta Thumberg.





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player