Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 08/10/2021 | FONTE: R7 STF mantém proibição de showmícios e libera artistas em eventos de arrecadação de campanha Magistrados vetaram, no entanto, a realização de showmícios eleitorais
Marcello Casal jr/Agência Brasil

Por maioria, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu autorizar a participação de artistas em eventos de arrecadação de campanhas eleitorais. No entanto, os magistrados mantiveram a proibição dos chamados showmícios, que consistem na presença de artistas sem remuneração em comícios e reuniões de candidatos. A decisão vale para 2022.

Supremo formou maioria sobre o assunto nesta quinta-feira (7)

Supremo formou maioria sobre o assunto nesta quinta-feira (7) Foto: José Cruz/Agência Brasil

O tema chegou ao Tribunal após um recurso apresentado pelo PT, PSB e PSOL contra lei de 2006 que vedou a participação de cantores, atores e demais profissionais do mundo das artes em comícios de candidatos. Os partidos pediram a revogação da lei.

O relator do caso, ministro Dias Toffoli, entendeu que existe uma diferença entre showmício e evento de arrecadação. Para ele, nos eventos para levantar fundos para campanha participam pessoas que já apoiam determinado partido ou candidato, e não ocorre promoção do concorrente ou uso do poder econômico do artista. A liberação de profissionais das artes em eventos de arrecadação ocorreu por 7 votos a favor e 3 contra.

“Diferentemente do que ocorre nos showmícios, no caso das apresentações artísticas não está em jogo o livre exercício do voto. Trata-se de mecanismo direcionado àqueles que já aderiram”,  disse Toffoli.

O ministro Luís Roberto Barroso votou a favor do showmício e dos eventos de arrecadação. Ele entendeu que qualquer vedação viola a liberdade de expressão e que a participação do artista é "espontâneo exercício da manifestação política".

O ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o relator e entendeu que contratar shows mediante remuneração privilegiaria as campanhas que contassem com mais recursos, que teriam a possibilidade de contar com artistas mais influentes. O ministro Luiz Fux votou contra os showmícios e artistas em eventos de arrecadação, por entender que, ao oferecer seu trabalho, o artista faria algo parecido com uma doação econômica para a campanha.






23/04/2024 Em palestra, Barroso diz que legalização de drogas leves é tendência mundial
23/04/2024 Gilmar suspende ações contra Lei do Marco Temporal e abre conciliação
17/04/2024 Chinesa GWM obtém vitória contra VW, abrindo caminho para o "Fusca elétrico" no Brasil
16/04/2024 Justiça mantém presos enteados que mataram idoso a cadeiradas
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player