Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 06/10/2021 | FONTE: ms.gov.br Incluindo Naviraí: Defesa Civil alerta para chuvas intensas e temporais em 45 municípios nesta quarta-feira
Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (06) a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disparou SMS com alerta para chuvas intensas em Mato Grosso do Sul. O aviso recomenda que em caso de rajadas de vento o indivíduo não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) 45 municípios sul-mato-grossenses estão no mapa laranja que alerta para chuva com acumulados entre 50 a 100 mm, rajadas de vento com intensidade entre 60-100 km/h, e queda de granizo. 

Há risco de corte de energia elétrica, estragos nas plantações, queda de árvores e de alagamentos. Entre outras orientações para a população estão: não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e quando possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. 

Mapa de alertas do Inmet desta quarta-feira

Confira os municípios que estão no foco do aviso laranja relacionado aos temporais: Amambai, Anastácio, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu e Vicentina. 

O restante do Estado está no alerta amarelo para chuva de até 50 mm, ventos intensos entre 40-60 km/h, e eventual queda de granizo. 

Alertas Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul conta com um serviço de SMS que dispara alertas diversos para o cidadão cadastrado. 

O serviço oferecido gratuitamente é uma ferramenta importante pois os alertas vêm com orientações. Para aderir ao sistema, o cidadão deve enviar mensagem de texto para o número 40199 com o CEP da residência. 

A partir do cadastramento, o telefone e o endereço são automaticamente incluídos na lista de envio dos alertas sempre que houver risco de desastres naturais na região indicada. 

Vale ressaltar que a ferramenta não se trata de previsão do tempo, mas de alertas que serão enviados sempre que houver situação que requeira atenção especial ou medidas preventivas.

 

 

 

 

Por Mireli Obando, Subcom 





15/04/2024 MS tem 45 cidades em alerta para chuvas intensas até terça-feira; veja se o seu município está na lista
01/04/2024 Abril começa com risco de temporal para várias cidades de MS; veja previsão
24/03/2024 Domingo será de céu nublado com pancadas de chuva em MS, prevê meteorologia
19/03/2024 Outono é sempre igual? Estação será marcada por calor intenso e poucas chuvas em Mato Grosso do Sul
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player