Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 22/08/2021 | FONTE: campograndenews Estiagem faz Nova Andradina decretar situação de emergência ambiental Incêndios florestais e problemas no abastacimento de água motivaram o decreto da prefeitura
Nova Andradina passa por problemas causados pela forte estiagem que atinge a região (Foto: Divulgação/PMMA)

A prefeitura de Nova Andradina, cidade que fica a 300 km de Campo Grande, decretou situação de emergência ambiental em toda sua extensão territorial devido aos problemas causados pela forte seca que atinge toda o Mato Grosso do Sul. O decreto foi publicado em Diário Oficial na sexta-feira (20). 

O ato foi motivado pela forte estiagem prolongada, com baixa umidade do ar e um volume de chuvas 40 a 50% abaixo do esperado até setembro, causando problemas ao município. Incêndios naturais e criminosos aumentaram nesse período, agravados por uma massa de ar seco estacionada sobre o Estado.

Além disso, é notório que as pastagens estão secas, existe problemas no abastecimento de água destinado ao consumo humano e à dessedentação de animais nas comunidades rurais, bem como as culturas agrícolas.

Com a publicação do decreto, a administração municipal poderá empregar recursos humanos, financeiros e materiais, além de veículos e equipamentos para auxiliar a população e áreas afetadas, mediante prévia articulação com a Defesa Civil.

"Este decreto é uma resposta imediata diante dos prejuízos ambientais e financeiros ocasionados pela seca. Determinei às secretarias que prestem todo apoio aos produtores rurais e a toda população afetada pela seca, principalmente com relação a saúde pública", indica o prefeito Gilberto Garcia (PL).

Nos últimos dias, foi verificado na zona urbana inúmeros focos de incêndio em propriedades privadas da cidade. O maior deles devastou a área de proteção ambiental que margeia os bairros Horto Florestal, Vila Beatriz e Campo Verde. 





23/04/2024 Vale dos Dinossauros: cognome de Nioaque agora é lei em MS
19/03/2024 União autoriza Mato Grosso do Sul a buscar R$ 1 bilhão para projeto de rodovias
19/03/2024 Prefeito de Miranda diz que vai recorrer da decisão que manda demolir imóveis no Salobra
18/03/2024 Campo Grande e Dourados terão caravana da Sudeco nessa semana
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player