Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

DATA: 18/08/2021 | FONTE: ASSESSORIA Iniciado o processo de implantação da equipe de fiscalização de trânsito do Detran-MS em Dourados
Foto: Divulgação

Com quarenta servidores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) inscritos, começa na segunda-feira (16) o curso de formação de agentes de fiscalização de Trânsito em Dourados. É o início do processo de implantação do setor no segundo maior município de Mato Grosso do Sul.

Lei Seca: Detran-MS realiza mais de 600 testes de bafômetro durante o final  de semana – SEJUSP

Divulgação

Segundo informações do chefe da Escola Pública de Trânsito do Departamento, Marcos Alexandre Brandão, a primeira aula está marcada para às 17h desta segunda e deverá contar com a presença do diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, além de autoridades locais.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira no período noturno e aos sábados durante o dia e vão até o dia 25 de setembro. A data de início das atividades do setor ainda não foi oficialmente definida.

A grade curricular do curso conta com nove disciplinas: legislação de tráfego, noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, ética e cidadania, psicologia aplicada, o papel educador do agente, língua portuguesa, operação e fiscalização de trânsito e prática operacional.

Segundo o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, a decisão de implantar o setor nasceu de acordo com a necessidade de apoiar as autoridades locais em trânsito e ampliar a fiscalização, coibindo excessos e o uso bebida alcoólica e direção. Isso levando em conta uma frota de 166.054 veículos e 130.165 condutores apenas na idade de Dourados.

Instrutor de Trânsito

Ainda na segunda-feira, teve início também em Dourados, o curso de instrutor de trânsito com 40 vagas. Até o dia 27 de setembro, as aulas acontecerão das 9h às 12h15, depois desta data passam a ocorrer no período noturno e seguem até o dia 15 de outubro.

A grade curricular traz aulas de Fundamentos da Educação, Didática, Língua Portuguesa, Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Medicina do Tráfego, Noções de Proteção e Respeito ao Meio Ambiente e Convívio Social no Trânsito, Psicologia Aplicada à Segurança no Trânsito, Noções sobre o Funcionamento do Veículo de 2 e 4 Rodas/Mecânica Básica, Prática de Direção Veicular em Veículos de 02 e 04 Rodas (teóricas e práticas) e Prática de Ensino Supervisionado.

Conforme o chefe da Escola Pública de Trânsito, o objetivo é formar instrutores de trânsito para atuarem como formadores de condutores no processo de primeira habilitação. “Renovar a profissão é sempre importante pois esse profissional está colocando no mercado novos condutores”, comenta.

 

 

 

Por Vivianne Nunes





15/04/2024 Prazo para licenciar veículos com placas final 1 e 2 em MS vence no dia 30
02/04/2024 Leilão do Detran-MS fica aberto até dia 15 com Tucson, Saveiro e Hornet para circulação
01/04/2024 Aberto calendário de licenciamento de 2024 e veículos com placa final 1 e 2 devem se regularizar em abril
28/03/2024 Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxicológico
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player