Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 01/07/2021 | FONTE: Correio do Estado "Além do povo, tenho as Forças Armadas comprometidas com a democracia", diz Bolsonaro Presidente participou de simulação de interceptação de voo em Ponta Porã
Bolsonaro participou de inauguração de radar em Ponta Porã - Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou, no início da tarde desta quarta-feira (30), o radar de vigilância do espaço aéreo, em Ponta Porã.

Para a inauguração, o presidente acionou o radar e participou de uma simulação da primeira interceptação utilizando o novo sistema, executando contato via rádio com aeronaves da Força-Aerea, de forma a controlar e executar interceptação em possível tráfego não autorizado e cooperativo.

Pela participação na simulação, ele recebeu um certificado de controlador de defesa aérea, que recebeu código vitalício conferido aos controladores das operações aéreas militares. 

Dessa forma, o presidente integra o seleto grupo de militares habilitados a conduzir as missões de defesa aérea.

No discurso, o presidente afirmou que, além do povo, tem ao seu lado as Forças Armadas.

"Só tenho paz e tranquilidade porque sei que, além do povo, eu tenho as Forças Armadas comprometidas com a democracia e com a nossa liberdade", disse.

No início do discurso, o presidente relembrou os tempos em que serviu ao Exército Brasileiro em Nioaque, e disse ter saudades do tereré e do churrasco com mandioca e criticou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Bolsonaro, que foi recebido por apoiadores, também afirmou que as cores verde e amarelo que ele vê por onde passa demonstram o "renascimento do patriotismo" no Brasil.

"Vivemos ainda momentos difíceis e tenho dito a todos: o maior bem de uma nação é a liberdade do seu povo, mais valiosa do que a própria vida, porque sem ela essa segunda não existiria", disse o presidente no discurso.

O presidente também agradeceu o apoio de "pessoas comprometidas com o apoio da pátria".

"Não vai ser com mentiras ou com CPI integrada por sete bandidos que vão nos tirar daqui. Temos uma missão pela frente, conduzir o destino da nossa nação e zelar pelo bem estar e pelo progresso do nosso povo", disse.

Sobre o radar de vigilância do espaço aéreo, Bolsonaro disse que proporcionará um combate maior aos ilícitos, principalmente o tráfico de drogas e armas, que entram pela fronteira e são encaminhados para o restante do País.

"Pode ter certeza que temos uma missão pela frente e vamos cumpri-la da melhor maneira possível, tendo, além do Poder Executivo, obviamente, os nossos amigos do Poder Legislativo, que têm nos dado um grande apoio em todas aas propostas que temos apresentado para o bem do nosso Brasil", concluiu o presidente.

Radar

Mato Grosso do Sul já tem radares ativados em Corumbá, Porto Murtinho e agora em Ponta Porã.

O objetivo das ativações é aprimorar o sistema de controle dos tráfegos que voam na região de fronteira do Brasil com a Bolívia e o Paraguai.  

Os dois países vizinhos são os principais pontos de partida de voos clandestinos para o transporte de drogas, especialmente de cocaína.

Interceptações aéreas de aviões de pequeno porte são frequentes em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. 

Somente no ano passado, por exemplo, foram interceptadas perto de 4 toneladas de cocaína em voos clandestinos da Bolívia para o Brasil.

O efeito da instalação dos radares na fronteira no combate ao tráfico de drogas pode representar um aumento no número de apreensões e também coibir a frequência de voos transportando drogas no País.  

Os radares aumentam a capacidade de vigilância aérea na chamada Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida), por meio da detecção de aeronaves cooperativas e não-cooperativas, podendo alcançar um raio de 450 quilômetros, a 30 mil pés, o que corresponde a quase duas vezes a área de Mato Grosso do Sul.  

 

Conforme a Força Aérea, esse sistema radar está preparado para operar 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle por meio de uma gama de meios de transmissão de dados, usando os protocolos de comunicação internacionalmente adotados.





25/04/2024 Na Capital, motorista morre após sofrer mal súbito ao volante e carro atingir barbearia
24/04/2024 Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS
24/04/2024 Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais
24/04/2024 Indígenas criticam suspensão de ações contra o Marco Temporal
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player