Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 25/06/2021 | FONTE: G1 MS Moradores de 13 cidades de MS serão vacinados com a Janssen Ao todo, serão 150 mil doses destinadas aos municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com o Paraguai e Bolívia. A pretensão é imunizar todas as pessoas de 18 a 50 anos e averiguar a eficácia de uma possível imunidade rebanho.
Vacina Janssen — Foto: Hora 1/ TV Globo

Imagine um cenário: 13 cidades de Mato Grosso do Sul, 150 mil doses da vacina Janssen e toda a população de 18 a 50 anos destas localidades imunizada contra Covid. Chamado de "cinturão de imunização", este será um estudo realizado nos municípios fronteiriços do estado, a fim de averiguar a eficácia da vacina e uma possível de rebanho.

As 150 mil doses enviadas a Mato Grosso do Sul fazem parte do lote de 3 milhões de doses do imunizante da Johnson & Johnson doados pelo Estados Unidos, que devem chegar ao Brasil nesta sexta-feira (25).

A iniciativa faz parte de estudo do Vebra Covid-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19), que tem como objetivo principal pesquisar a efetividade e impacto da vacinação em massa na região de fronteira de Mato Grosso do Sul com Bolívia e Paraguai.

Cidades que receberão as doses:

 

  1. Mundo Novo;
  2. Japorã;
  3. Sete Quedas;
  4. Paranhos;
  5. Coronel Sapucaia;
  6. Aral Moreira;
  7. Ponta Porã;
  8. Antônio João;
  9. Bela Vista;
  10. Caracol;
  11. Porto Murtinho;
  12. Corumbá;
  13. Ladário.

 

Além da quantidade de doses serem confirmadas pela secretaria estadual de Saúde (SES), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou a destinação dos 5% do lote total.

 

"Mais de 150 mil doses extras chegarão para atender Mato Grosso do Sul nesse momento de dificuldade epidemiológica. Estamos trabalhando para ampliar as doses para os municípios que possuem fronteira seca para combater possíveis variantes que podem entrar no nosso país", pontou Queiroga.

 

O estudo

 

O "cinturão de imunização" será comandado pelo médico infectologista e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Croda. O estudo, além da Fiocruz, envolve também a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Stanford University, Yale University, Instituto de Salude Global de Barcelona, Universidade da Florida e outras instituições científicas.

Com a vacinação em massa, será avaliado o impacto de imunização de pessoas entre 18 a 50 anos em 13 cidades de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira seca com a Bolívia e Paraguai.

Croda explica que após 14 dias da aplicação da dose única da Janssen, tempo estimado para a imunização com o produto produzido pela Johnson & Johnson, as análises serão feitas diante da possível redução de riscos de forma sintomáticas, graves e óbitos pelo novo coronavírus.

O especialista e líder do estudo destaca que um dos impactos do estudo será a avaliação da eficácia da vacina perante as variantes da Covid. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES, Mato Grosso do Sul possui 14 variantes do coronavírus em circulação no estado.

Ainda segundo Croda, um dos principais pontos de análise entre a eficácia da vacina é quanto à P.1, variante brasileira detectada inicialmente em Manaus, por causa da circulação de pessoas de pessoas dos outros países em Mato Grosso do Sul.

"Avaliar o impacto da vacina no que diz respeito a imunidade direta, coletiva ou de rebanho. Mas também avaliar a proteção para novas variantes, principalmente a P1, que é predominante em todo estado. O objetivo é entender se a vacina continua funcionando para esta nova variante e qual impacto dessa vacinação em massa em todas as 13 cidades de fronteira de Mato Grosso do Sul", destaca Croda.





24/05/2022 Em uma semana, MS tem 409 casos confirmados e 15 mortes causadas por Covid-19
24/02/2022 Boletim Covid registra 1.971 novas infecções e 15 óbitos em MS
19/02/2022 Boletim registra morte de bebê de 8 meses por covid-19
17/02/2022 Mato Grosso do Sul registra mais 30 mortes por Covid-19; menino de 10 anos é uma das vítimas
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player