Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 12/06/2021 | FONTE: metropoles Morre, aos 80 anos, o ex-vice-presidente da República Marco Maciel Político foi deputado, governador de Pernambuco, senador e vice-presidente da República de 1995 a 2003, no governo de FHC
Foto: Agência Senado/Reprodução

O ex-vice-presidente da República Marco Maciel morreu, na madrugada deste sábado (12/6), aos 80 anos. Ele estava internado no hospital DF Star, em Brasília, devido a complicações após ficar internado devido à Covid-19, em março, de acordo com familiares.

O ex-presidente deixa a mulher, Anna Maria, e três filhos.

Segundo o genro de Maciel, Joel Braga, uma semana depois de sair do hospital, ele teve uma infeção e precisou voltar para o hospital. A infecção se espalhou pelo corpo e ele acabou tendo falência múltipla dos órgãos.

Marco Maciel foi deputado, governador de Pernambuco, senador e vice-presidente da República de 1995 a 2003, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Depois, foi senador de 2003 a 2011.

Ele sofria de Alzheimer desde 2014 e, no início de março, foi internado por causa da Covid-19. O ex-vice-presidente chegou a ser entubado.

O sepultamento está marcado para as 17h no Campo da Esperança, em cerimônia restrita devido a pandemia. A partir das 14h30 também haverá o velório, no Salão Negro do Senado, cerimônia também restrita à familiares.

Na conta oficial do Democratas, o partido de Marco Maciel, divulgou um lamento do ex-ministro da Educação Mendonça Filho.

“No momento que o país precisa construir consensos, o Brasil perde o maior símbolo da política do diálogo: o pernambucano Marco Maciel. O Democratas perde um de seus maiores líderes. Perco um amigo, conterrâneo e exemplo de ética a ser seguido. Uma referência pessoal e política”, escreveu o ex-ministro da Educação Mendonça Filho.

Veja:

Perfil

 

Maciel até hoje é citado por políticos dos mais variados partidos como modelo ideal de vice, aquele que jamais cobiçou o lugar do presidente.

Foi senador por Pernambuco por 16 anos, governador do Estado, ministro da Educação no governo do presidente José Sarney e presidente da Câmara dos Deputados. É autor de frases repetidas até hoje. Uma delas: “Tudo pode acontecer, inclusive nada”.





24/04/2024 Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS
24/04/2024 Concurso Unificado terá detector de metal e coleta de digitais
24/04/2024 Indígenas criticam suspensão de ações contra o Marco Temporal
23/04/2024 Família de menino morto atropelado muda de casa e deixa pertences da criança
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player