Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 09/06/2021 | FONTE: G1 MS MS vive 'paradoxo' em relação à Covid: Enquanto estado mostra bom desempenho na vacinação, enfrenta caos na Saúde No dia da imunização, infectologista afirma que a vacinação contra Covid com a 1ª dose não significa a proteção completa e que os cuidados devem ser mantidos mesmo após o reforço vacinal. Dentista que já recebeu as duas doses diz estar mais corajosa para as práticas diárias, antes deixadas de lado.
Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo em que Mato Grosso do Sul se mostra expoente na vacinação contra Covid, vem enfrentando um momento de caos na Saúde. Pacientes estão sendo remanejados a outras unidades federativas por falta de leitos, e de acordo com o consórcio de veículos de imprensa, é o estado brasileiro com maior índice de aplicação da 1ª dose da vacina contra o coronavírus.

Ilustração mostra cientista segurando ampolas de vacinas contra o coronavírus — Foto: Arte G1

Ilustração mostra cientista segurando ampolas de vacinas contra o coronavírus Foto: Arte G1

Posto o cenário à mesa, o que se vê, frente à análise do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, é um "verdadeiro paradoxo". Nessa terça-feira (8), Mato Grosso do Sul totalizou 21 envios de pacientes a outros estados, para o tratamento da Covid e acumula mais de 930 mil pessoas vacinadas contra Covid com a 1ª dose.

"A cada 10 sul-mato-grossenses, 3 já receberam a vacina. O número é histórico, os números são para comemorar. Nós estamos vendo um agravamento da pandemia e a vacinação avançando. Estamos fazendo tudo que é possível para ampliar a vacinação e atender as situações da pandemia. É um verdadeiro paradoxo, tem pessoas que seguem caminhos diferentes daqueles apontados pela ciência", evidenciou Resende.

Mesmo com o agravante da pandemia no estado, a vacinação tem se demostrado essencial, tanto que virou jargão político: "em Mato Grosso do Sul, tratamento precoce é vacina no braço".

Os dados do consórcio de veículos de imprensa mostram que 33,41% da população do estado recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra Covid. Já o número de pessoas imunizadas, quando leva em consideração as duas doses, chega a um pouco mais de 13,50% dos sul-mato-grossense.

Com quase cinco meses de campanha de vacinação contra Covid, os números mostram que 938.494 sul-mato-grossenses já receberam a primeira dose. O reforço vacinal foi aplicado em 379.391 cidadãos de Mato Grosso do Sul. Se os dados forem totalizados, conclui-se que 1.317.885 doses já foram aplicadas no estado.

Frente aos números e a realidade do estado, a infectologista Priscila Alexandrino é categórica ao dizer que a imunização contra Covid só pode ser alcançada após as duas doses.

"A vacina produz imunização com a segunda dose e 14 dias depois. Isso que os estudos e bulas das farmacêuticas apontam. Enquanto não estão tomando a segunda dose, as medidas de biossegurança devem ser contínuas", evidenciou a infectologista.

Antes de tudo:

Enquanto a varíola castigava principalmente as crianças, Jenner buscava a solução para a vacina em um vírus semelhante que ocorria em vacas — Foto: Wellcome Collection. Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

Enquanto a varíola castigava principalmente as crianças, Jenner buscava a solução para a vacina em um vírus semelhante que ocorria em vacas — Foto: Wellcome Collection. Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)

Nesta quarta-feira (9), dia da Imunização, muito da história da vacina ainda é desconhecida. Antes de muitas pessoas discutirem sobre as duas doses da vacina contra Covid, lá em 14 de maio de 1796, cem anos antes de que o todos soubessem o que são os vírus, o médico inglês Edward Jenner descobriu a primeira vacina, capaz de combater um dos piores deles.

O médico usou o vírus de uma doença adquirida da vaca, que provocava lesões muito similares à varíola, que ele conseguiu criar o medicamento capaz de combater essa doença.

A varíola era uma ameaça à humanidade e a luta contra ela era travada há muito tempo. A descoberta de Jenner ocorreu em uma época obscura para a ciência, quando doenças infecciosas eram justificadas como fruto de forças negativas.

Para Covid, especialista alerta que a imunização 'é só com as duas doses'

"Mesmo com a primeira dose da vacina contra Covid, a imunização contra o vírus só alcançada com as duas doses", deixou claro a médica infectologista, Priscila Alexandrino. Para reforçar, neste dia da Imunização, a especialista avisa: "as medidas de biossegurança devem ser adotadas, mesmo que a pessoa tenha tomado as duas doses, ela pode transmitir".

Os cuidados foram adotados pela dentista, Loriane Ricalde, que já tomou as duas doses da AstraZeneca. Ela recebeu a primeira dose no dia 28 de janeiro, logo que abriu a imunização para os trabalhadores da área da Saúde, em Mato Grosso do Sul.

"Eu fiquei muito feliz em tomar a minha vacina. Antes eu tinha muito medo das situações. Eu fiquei muito emocionada com a minha primeira dose. Tinha uma angústia grande, como sou dentista tenho contato direto com as pessoas e sem máscara", lembrou.

Loriane detalhou o sentimento ao receber a primeira dose do imunizante. "Eu cheguei a chorar, um pouquinho, quando recebi a primeira dose. Eu fiquei extremamente feliz. Me sinto privilegiada por ter tido acesso à vacina, tantas pessoas ainda não puderam se vacinar".

Loriane Ricalde recebeu a primeira dose da AstraZeneca no final de janeiro de 2021 — Foto: Loriane Ricalde/Arquivo Pessoal

Loriane Ricalde recebeu a primeira dose da AstraZeneca no final de janeiro de 2021 — Foto: Loriane Ricalde/Arquivo Pessoal

Até o dia 28 de abril de 2021, dia em que Loriane recebeu o reforço vacinal, a dentista disse que seguiu todas as medidas de biossegurança, pois sabia que não estava completamente imunizada. Para ela, a segunda dose, além de trazer a imunização, trouxe coragem.

 

"Até agora, com a segunda dose, continuo com os cuidados. Antes de receber a vacina, tinha muito medo de passar o vírus para minha família e acabar em um hospital, ou até mesmo morrer. Eu tive a coragem de até ir em um restaurante, tive mais tranquilidade", expressou.

 

Depois de receber as duas doses, Loriane conta que conseguiu visitar os pais com mais segurança e até ir ao mercado com mais confiança, mas sem pestanejar nos cuidados e práticas de biossegurança como o uso de máscaras e álcool em gel.

Loriane falou que ao ver muitos pacientes em estado grave da Covid e até sendo levados para outros estado, ele se sente "muito privilegiada" por ter se vacinado "Ainda é para poucos. Só o fato de eu estar imunizada, é um privilégio muito grande", finalizou.

Este privilégio destacado pela dentista, é frisado pela infectologista Priscila Alexandrino que disse que, os estudos mostram que a imunização contra Covid só pode ser vislumbrada após 14 dias depois da segunda dose. "Mas não é por que está imunizando que pode descuidar. Temos as variantes, temos que ficar atentos e vigilantes, o vírus é cruel", pontou a médica.

 

Dados: Vacinação em Mato Grosso do Sul

 

O G1 separou quatro gráficos que mostram os desempenhos das cidades que mais e menos aplicaram a 1ª dose da vacina contra Covid e do reforço vacinal.

 

Os números mostram que as 10 primeiras cidades que mais aplicaram a primeira dose apresentam índices acima dos 40% da população imunizada parcialmente.

Já quando é olhado para as cidades que menos aplicaram a 2ª dose, os municípios expressam uma baixa menor que 8% da população com o reforço vacinal. Ribas do Rio Pardo (MS), tem a menor taxa de aplicação da segunda dose, com 6,59% da população.

Os dados são do vacinômetro, plataforma do Governo de Mato Grosso do Sul que compila dados da vacinação em cada um dos 79 municípios do estado.

 

Por José Câmara, G1 MS

 





24/05/2022 Em uma semana, MS tem 409 casos confirmados e 15 mortes causadas por Covid-19
24/02/2022 Boletim Covid registra 1.971 novas infecções e 15 óbitos em MS
19/02/2022 Boletim registra morte de bebê de 8 meses por covid-19
17/02/2022 Mato Grosso do Sul registra mais 30 mortes por Covid-19; menino de 10 anos é uma das vítimas
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player