Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 29/04/2021 | FONTE: Correio do Estado Justiça Federal de Ponta Porã condena mega traficantes da fronteira Ilmar Chaves e Manfred Kohler, pilotos de avião, e Denis Ghetti ex-funcionário do Aeroporto Internacional de Ponta Porã atuavam no transporte de drogas
Foto: Reprodução

A 1ª Vara Federal de Ponta Porã (MS) condenou os pilotos de avião Ilmar de Souza Chaves, conhecido como Pixoxó, e Manfred Henrique Kohler, além de Denis Batista Lolli Ghetti, ex-funcionário do Aeroporto Internacional de Ponta Porã, pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação criminosa. 

Preso from a deflagração da operação Cavok, Ilmar foi condenado a 17 years and seis months de prisão, além de pagamento de multa. Manfred (também preso) e Denis foram condenados a 12 anos e 10 meses e pagamento de multa. 

Ilmar normal, ainda, uma condenação por falsidade ideológica, por apresentar planos de voos com informações falsas Já Denis também foi penalizado por usar aparelho de radiotransmissão, não homologado pela Anatel, para comunicar-se com pilotos no ar.

A partir de denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), descobriu-se que entre junho de 2019 e janeiro de 2020, Ilmar atuou como peça-chave em esquema ligado ao narcotráfico na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

Durante uma Operação Cavok, deflagrada em agosto de 2020, uma investigação constatou a utilização de aeronaves para o transporte de drogas, colocadas em nomes de terceiros, mas ligadas a Ilmar. 

Foi identificado pela realização de realização de voos falsificados que possibilitavam o deslocamento rápido de países produtores de entorpecentes como o Paraguai e Bolívia.

Manfred pilotava aeronaves ligadas a Ilmar, enquanto Denis prestava auxílio em solo possibilitando, por exemplo, pousos e decolagens em pistas particulares às quais tinha acesso, além do abastecimento de aeronaves.

A instrução da ação penal foi possível com o auxílio das autoridades paraguaias, a partir do envio de provas ao Brasil. 

O pedido de cooperação formulado pela Procuradoria da República no Município de Ponta Porã foi intermediado pela Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República, responsável pela tradução, trâmite e acompanhamento da solicitação de assistência jurídica até o seu desfecho favorável, com o envio das provas de forma célere ao país.

Os pesquisadores constataram que nenhum dos voos realizados nesta data foram registrados no banco de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Outras acusações

Fatos relacionados ao grupo mas relacionado à lavagem de dinheiro tramitam apto, em uma das varas especializadas da Subseção Judiciária Federal de Campo Grande para processar e julgar os crimes comuns, crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores.

Operação Cavok 

A Operação Cavok foi deflagrada com o intuito de desmantelar organização criminosa especializada na logística do transporte aéreo internacional de drogas na região de fronteira entre o Paraguai e o Brasil, integrado por pilotos de aeronave devidamente habilitados. 

No curso das investigações, foram decretadas as prisões cautelares dos réus desta ação, bem como medidas constritivas de bens, quebra de sigilo bancário e fiscal e quebra de sigilo telemático dos denunciados, de investigados e de outras pessoas físicas e jurídicas.

A sigla CAVOK (Ceiling and Visibility OK) é utilizado no meio aeronáutico para definir situação em que há boas condições de teto e visibilidade, ou seja, boas condições de voo.





25/04/2024 AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de setores e municípios
23/04/2024 Em palestra, Barroso diz que legalização de drogas leves é tendência mundial
23/04/2024 Gilmar suspende ações contra Lei do Marco Temporal e abre conciliação
17/04/2024 Chinesa GWM obtém vitória contra VW, abrindo caminho para o "Fusca elétrico" no Brasil
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player