Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 09/03/2021 | FONTE: G1 MS Em duas semanas, Paraguai destrói mais droga do que MS apreendeu nos últimos dois anos Mega operação que teve ajuda do Brasil, apreendeu 1,5 mil toneladas de maconha e fechou 97 acampamentos do narcotráfico no distrito de Amambay, região próxima a fronteira com Mato Grosso do Sul.
Em duas semanas, Paraguai destrói mais droga do que MS apreendeu nos últimos dois anos. — Foto: Senad/Divulgação

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Nacional de Antidrogas do Paraguai (Senad), mostram que o país destruiu por meio da operação batizada como Nova Aliança, 1,5 mil tonelada de maconha, contra 1,1 mil toneladas das principais drogas apreendidas em todo o estado nos últimos dois anos.

Ainda de acordo com Senad, em 15 dias, foram destruídas 525 hectares de plantações de maconha e 18, 3 mil quilos da droga pronta para ser traficada foram queimadas. Não houve registro de presos e 97 acampamentos do narcotráfico foram fechados. O prejuízo para as organizações criminosas foi estimado em 47,8 milhões de dólares.

Conforme a secretaria, 80% de toda maconha produzida no Paraguai é destinada para o Brasil. A mega operação contou com 4 helicópteros e 170 policiais dos dois países. Agentes especiais do órgão e também da Polícia Federal do Brasil, foram à campo em busca das produções de maconha no Departamento (Estado) de Amambay, localizado na região norte do Paraguai, principal região produtora da droga no país.

Em 2020, a Senad e o Ministério Público do Paraguai destruíram mais 8 pistas de pouso e decolagem clandestinas usadas por traficantes no departamento de Amambay. Uma deles ficava a apenas 15 km de Ponta Porã (MS).

 

A secretaria ainda informou que essas pistas são consideradas pontos estratégicos de traficantes que transportam maconha e cocaína da Bolívia e da Colômbia e depois enviam para o Brasil. A operação segue por tempo indeterminado.

Pista clandestina destruída na fronteira com o Brasil — Foto: Ministério Público do Paraguai/Divulgação

Pista clandestina destruída na fronteira com o Brasil — Foto: Ministério Público do Paraguai/Divulgação

Apreensão recorde em MS

 

 

No dia 18 de fevereiro deste ano, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) fez a maior apreensão de droga do ano de Mato Grosso do Sul. O flagrante foi na MS-386, entre os municípios de Amambai e Ponta Porã, região de fronteira com o Paraguai.

DOF faz maior apreensão de droga do ano escondida em carga de milho em MS. — Foto: DOF/Divulgação

DOF faz maior apreensão de droga do ano escondida em carga de milho em MS. — Foto: DOF/Divulgação

Segundo o DOF, quase 21 toneladas de maconha, estavam escondidas em uma carga de milho, em uma scania que estava acoplado a um semirreboque.

 

Conforme a ocorrência, os militares deram ordem de parada ao condutor da carreta, que disse transportar cerca de 32 toneladas de milho. Os policiais desconfiaram do excesso de nervosismo do motorista e realizaram uma vistoria na carga, onde localizaram a presença dos fardos prensados do entorpecente.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nos dois primeiros meses deste ano foram apreendidos 104 toneladas de drogas em Mato Grosso do Sul. Um crescimento de 211 %, se comparar com o mesmo período de ano de 2020, quando foram apreendidos 33,6 toneladas.






25/04/2024 Mulher morta em Naviraí durante uso de droga foi assassinada com 13 facadas
25/04/2024 Mulher que seguia com maconha para São Paulo é presa pelo DOF em Amambai
25/04/2024 DOF fecha entreposto e apreende mais de 77 mil pacotes de cigarros em Itaquiraí
25/04/2024 Adolescente é apreendido pela Polícia Civil em Naviraí por roubo de veículo
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player