Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 05/03/2021 | FONTE: ifms.edu.br Incluindo Naviraí: IFMS divulga programação para o início do ano letivo Aulas terão início na segunda-feira, 8, nos dez campi. Atividades online e presenciais estão previstas para recepção e ambientação dos estudantes
Foto: Divulgação

Os campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgaram a programação para o início do ano letivo de 2021 a partir de segunda-feira, 8. Mesmo com as atividades de ensino presenciais suspensas até o final do semestre, algumas unidades farão a recepção e ambientação dos novos estudantes de forma presencial.

As programações específicas por campus foram ou serão enviadas aos estudantes e pais ou responsáveis pelo e-mail institucional e/ou grupos de WhatsApp criados com as novas turmas.

Confira as principais atividades previstas para a primeira semana de aula:

No Campus Aquidauana, o início das aulas será marcado por atividades online e presenciais. Na segunda-feira, 8, estão previstos, de manhã e à tarde, encontros virtuais entre os novos estudantes e os coordenadores dos cursos técnicos integrados e diretores. À noite, a reunião será com os responsáveis pelos alunos.

Na terça-feira, 9, está prevista mais uma reunião de pais pela manhã. À tarde, os calouros do curso técnico em Informática farão uma visita presencial ao campus. Como medida de biossegurança, adotada em virtude da pandemia do novo coronavírus, as turmas serão divididas em grupos, com horários escalonados de visitação.

Na quarta-feira, 10, durante todo o dia, a visita presencial será realizada com os novos estudantes do curso técnico em Edificações. No dia seguinte, os calouros terão encontros virtuais com a equipe pedagógica. Na sexta-feira, 12, a ambientação é finalizada com bate-papos online sobre pesquisa e extensão entre novos estudantes e os professores.

________________________________________________________________________________________________________

Campus Campo Grande organizou atividades de recepção e ambientação virtuais.

Na segunda-feira, 8, os calouros dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica, Informática e Mecânica serão recepcionados em salas virtuais, respeitados os turnos de cada turma. Em um segundo momento, os novos alunos irão conhecer mais os cursos nos quais ingressaram.

No dia 9, terça-feira, os ingressantes voltarão a acessar salas virtuais, desta vez para conhecer o IFMaker, espaço de inovação do campus, e o Grêmio Estudantil.

A programação completa dos primeiros dias de aula, além dos links e formas de acesso ao Sistema Acadêmico e ao ambiente virtual de ensino, serão encaminhados por e-mail aos novos estudantes.

________________________________________________________________________________________________________

Campus Corumbá preparou uma série de atividades online para a primeira semana de aula.

Na segunda-feira, 8, a partir das 16 horas, os novos estudantes dos cursos técnicos integrados em Informática e Metalurgia participarão de encontros virtuais para saber mais sobre a estrutura da unidade e conhecer os cursos e professores. Os calouros também receberão informações sobre o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea - Moodle), que recentemente foi reformulado e onde terão as aulas remotas.

No dia seguinte, estão previstas rodas de conversa virtuais com a assistente social do campus e representantes dos núcleos de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) e de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Na quarta-feira, 10, os calouros participam de novos encontros online para conhecer o assistente de alunos, diretores, professores e equipe pedagógica da unidade.

A programação segue no dia 11, quinta-feira, ocasião em que os coordenadores farão a apresentação dos cursos, o que inclui explicações sobre a grade semestral e dependência, além de informações sobre o mercado de trabalho. Também estão previstos encontros virtuais com a equipe pedagógica, veteranos e representantes do Grêmio Estudantil.

Na sexta-feira, 12, egressos do Campus Corumbá falarão aos novos estudantes sobre as perspectivas de futuro. As atividades serão encerradas com a entrega do kit estudante - livros didáticos, crachás, uniformes e kit sobrevivência -, que será feita presencialmente.

___________________________________________________________________________________________________________

No Campus Coxim toda a programação de recepção e ambientação será online.

O primeiro contato será feito na segunda-feira, 8, a partir das 8h30, com uma série de reuniões virtuais. Os coordenadores darão orientações sobre o sistema acadêmico, solicitações à Central de Relacionamento (Cerel) e uso dos grupos de WhatsApp. Também serão repassadas informações sobre as formas de contato com os professores e o curso.

Na terça-feira, 9, a partir das 8h30, será oferecida aos calouros uma capacitação sobre o uso do ambiente virtual de ensino. No dia seguinte, no mesmo horário, haverá um momento de tira-dúvidas, além de simulações no Moodle para realização de tarefas, envio de arquivos, uso do chat e comunicação pelo aplicativo da plataforma.

Rodas de conversa com professores serão realizadas na quinta-feira, 11, a partir das 8h30, e na sexta-feira, 12, será feita uma atividade de ambientação com a equipe do apoio pedagógico e alunos veteranos.

Nessa quinta-feira, 4, estudantes receberam orientações gerais em uma live transmitida no canal do campus no Youtube.

______________________________________________________________________________________________________________

A recepção e a ambientação dos novos estudantes do Campus Dourados serão feitas por meio de transmissões ao vivo no canal da unidade no Youtube e por meio da exibição de vídeos com as boas-vindas dos professores e um tour pela unidade para que os ingressantes conheçam o espaço e os veteranos possam ver as melhorias realizadas.

Na segunda-feira, 8,  partir das 17 horas, a live será voltada aos calouros do curso técnico integrado em Informática para Internet. A partir das 18h30, o público-alvo são os novos estudantes do curso técnico integrado em Administração, oferecido na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), do técnico subsequente em Marketing e do superior de tecnologia em Jogos Digitais.

A transmissão ao vivo de terça-feira, 9, terá início às 18 horas e terá como enfoque a atuação do Centro de Idiomas (Cenid), que oferta cursos de espanhol e inglês gratuitamente a estudantes, servidores e comunidade externa.

Nos dias 22 e 23 de março, a partir das 19 horas, as lives serão destinadas, respectivamente, aos estudantes dos cursos técnico subsequente em Administração, oferecido a distância, e da qualificação profissional em Operador de Computador, ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).

__________________________________________________________________________________________________________

No Campus Jardim a programação de recepção e ambientação será totalmente online.

Na segunda-feira, 8, as atividades serão destinadas aos alunos do curso técnico integrado em Edificações e na terça-feira, 9, aos calouros do curso técnico em Informática. Estão programadas conversas com os diretores, equipe pedagógica e assistente social sobre o funcionamento do campus, editais, entre outros assuntos. Os ingressantes poderão conversar com professores para saber mais sobre o curso.

Os pais e responsáveis dos novos estudantes também estão sendo convidados a participar das atividades.

__________________________________________________________________________________________________________

No Campus Naviraí, os novos estudantes serão recepcionados de forma presencial nesta primeira semana de aula, sendo adotados protocolos de biossegurança em decorrência da pandemia de Covid-19.

Na segunda e terça-feira, 8 e 9, das 8h às 11h, os ingressantes no curso técnico integrado em Agricultura irão conhecer os professores e as instalações do campus, com visitas a laboratórios, salas de aula e biblioteca. A mesma atividade será realizada na manhã de quarta e quinta-feira, 10 e 11, com os novos alunos do técnico em Informática para Internet.

A programação de recepção e ambientação dos calouros também será informada em uma live que será realizada para os pais nesta sexta-feira, 5, às 19 horas, no canal do campus no Youtube.

A recepção aos veteranos será feita de forma online, no decorrer da semana, em salas virtuais. 

_________________________________________________________________________________________________________

Uma série de atividades virtuais marca o início do ano letivo no Campus Nova Andradina.

Na segunda-feira, 8, a partir das 14 horas, diretores e coordenadores fazem uma transmissão ao vivo para dar as boas-vindas aos estudantes, apresentar os professores, o sistema acadêmico e o ambiente virtual de ensino.

A partir de terça-feira, 9, os calouros receberão, por meio de grupos no WhasApp, vídeos gravados por diferentes equipes do campus. No primeiro deles, os ingressantes irão conhecer o trabalho da equipe pedagógica e saber onde e como encontrá-la. Na quarta-feira, 10, será a vez dos assistentes de alunos e de laboratórios se apresentarem; e na quinta-feira, 11, os novos estudantes conhecerão os servidores e a atuação da Central de Relacionamento (Cerel).

Na sexta-feira, 12, está prevista uma live cultural organizada pelo Grêmio Estudantil. 

Para os veteranos, está programada uma live de boas-vindas na terça-feira, 9, a partir das 19 horas.

_______________________________________________________________________________________________________

Campus Ponta Porã irá alternar atividades online e presenciais nesta semana de recepção e ambientação de estudantes.

Na segunda e terça-feira, 8 e 9, os calouros dos cursos técnicos integrados em Agricultura e Informática dos períodos matutino e vespertino serão divididos em grupos e - adotados os protocolos de biossegurança - conhecerão as dependências do campus. Entre as atividades previstas estão visitas a laboratórios e biblioteca e explicações sobre o sistema acadêmico e o ambiente virtual de ensino. 

Na quarta e quinta-feira, 10 e 11, as a recepção e a ambientação serão realizadas de forma online. Atividades em alusão à Semana da Mulher serão transmitidas ao vivo no canal do campus no Youtube, das 7h30 às 11h30, das 13h30 às 17h30 e das 18h50 às 21h. E na sexta-feira, 12, as equipes dos núcleos de Gestão Administrativa e Educacional (Nuged) e de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) farão uma apresentação em uma sala virtual.

_______________________________________________________________________________________________________

As atividades da primeira semana de aula no Campus Três Lagoas serão totalmente online.

Na segunda-feira, 8, será realizada uma transmissão ao vivo para estudantes e pais com a apresentação dos diretores, explicações sobre a instituição e um passeio virtual pela unidade. No dia 9, terça-feira, os novos alunos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Informática conhecerão os professores e a equipe pedagógica em salas virtuais. Às 19h30, está prevista uma palestra sobre o relacionamento familiar e o impacto na educação.

Entre quarta e sexta-feira, 10 e 12, serão realizados novos encontros online com apresentação de docentes e equipe pedagógica e oficinas sobre o acesso ao ambiente virtual de ensino.

Nos dias 15 e 16 de março, estão previstos novos encontros virtuais para reuniões, onde os estudantes poderão tirar dúvidas, e para a escolha dos representantes das turmas.

Nas primeiras semanas de aula, informes serão enviados aos estudantes para explicar, entre outros assuntos, o funcionamento do e-mail institucional, editais da assistência estudantil e o uso do sistema acadêmico.

________________________________________________________________________________________________________

Abertura oficial - Na quinta-feira, 11, o IFMS realiza uma cerimônia virtual que marca o início do ano letivo de 2021 e a inauguração de uma série de obras na instituição.

A cerimônia será conduzida pela reitora, Elaine Cassiano, com início previsto para as 9 horas, no canal do IFMS.

Serão inauguradas salas modulares, uma usina fotovoltaica e uma quadra coberta nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoa





22/04/2024 Educação de Naviraí recebe a segunda etapa do projeto Dramas, Biomas e Culturas Brasileiras
18/04/2024 Educação de Naviraí promove ciclo de palestras e formações sobre a diversidade cultural dos povos indígenas
15/04/2024 Enem: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição começa hoje
08/04/2024 Agepen com apoio da GEMED leva projeto de Educação Indígena aos internos da Penitenciária de Segurança Máxima
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player