Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 02/02/2021 | FONTE: Correio do Estado Secretário põe fim a home office na Segurança Pública de MS Sindicato contesta que decisão contraria medida imposta por decreto estadual em abril de 2020
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira Foto: Divulgação

O Secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), Antônio Carlos Videira, pôs fim ao período de home office dos servidores. Com a decisão, os trabalhadores retornaram às atividades presenciais nesta segunda-feira (01).

De acordo com o comunicado feito pela Secretaria, os servidores devem cumprir a carga diária de 8 horas trabalhadas, exceto os que trabalham em escalas de plantões específicos.

Diante da divulgação de retorno, que começou a nascer no dia 26 de janeiro, o Sindicato dos Trabalhadores e Servidores de Administração do Estado (Sindsad-MS) questinou a decisão de Videira, alegando que ela é contrária ao decreto estadual (nº 15.411), de abril do ano passado.

Segundo o texto do documento, o Governo de Mato Grosso do Sul autorizou a abertura do Regime Excepcional de Teletrabalho, previsto para conter as aglomerações que corroboram com a pandemia da Covid-19.

Todavia, assim como cita o Sindicato, o decreto diz que a midade é válida "até a edição de ato normativo em sentindo contrário", o que ainda não aconteceu.

Em resposta, Carlos Videira, por meio da Sejusp, informou que o regime de teletrabalho não é aplicável às Pastas da Secretaria de Segurança e Justiça, uma vez que estão incluídos serviços como a Polícia Militar do Estado.

A presidente do Sindsad-MS, Lilian Fernandes, repassou que o enfrentamento não questiona as funções do Corpo de Bombeiros ou das Polícias, por exemplo. "Nós falamos sobre psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que não fazem segurança e estava funcionando normalmente."

Citando exemplos, Lilian comentou sobre uma servidora da área administrativa, que não pôde ser identificada, mas tem 63 anos e trabalha como psicóloga.

Ela mora na mesma residência que seu esposo, que tem mais de 70 anos de idade, da sogra. Segundo ela, colocar uma pessoa como esta numa grande cadeia de convivência é pôr em risco a vida da própria servidora e de seus familiares, sendo que a mesma pessoa exercendo sua função regularmente, em casa, quase um ano.

Ainda tentando reverter o olhar para a volta presencial, o Sindicato, que representa a indignação de alguns servidores, solicitou à Sejusp uma cópia do Plano de Biossegurança elaborado para conter a disseminação do novo Coronavírus entre os trabalhadores.

"Se ele decidiu retornar com como pessoas para o presencial, ele já deveria ter um Plano.", Comentou a presidente do Sinsad-MS.

Por sua vez, a Secretaria respondeu que a criação de um plano de biossegurança está à carga de cada uma das Pastas da Sejusp, não sendo possível encaminhar um documento único que englobe todas as unidades.

Confira a Nota de resposta ao Sindicato dos Trabalhadores e Servidores de Administração do Estado na íntegra:

"A Comunicação Interna n. 001 / SEJUSP / 2021, não está em“ desacordo com o que acordar o Decreto Estadual nº 15.411, de 1º de abril de 2020 ”, pois diz decreto apenas prorroga o período de vigência do teor do Decreto Estadual 15.398 de 23 de março de 2020, que, por sua vez, adota o regime excepcional de teletrabalho (art.1º), não aplicável aos profissionais das massas da Saúde e da Segurança Pública (Art. 1º § 1º), cabendo ainda aos titulares dos os órgãos a expedição de normas complementares ao decreto, a instrução para o funcionamento dos serviços essenciais à população, que é o caso das atividades desenvolvidas pela Superintendência de Assistência Socioeducativa - SAS.

De outro lado, esclarecer que cada instituição que integra a pasta da Justiça e Segurança Pública tem funções especializadas, com características próprias e únicas, todas revestidas de extrema sensibilidade, razão pela qual não é possível que a Sejusp elabore um “Plano de Biossegurança” , capaz de atender conforme minúcias de cada uma das suas instituições, razão pela qual cada instituição possui seu próprio protocolo de Biossegurança, adequado às suas particularidades e especificidades. "

Comunicado oficial da Sejusp, da última quarta-feira (27) - Foto: Fonte

 





28/03/2024 PMR inicia Operação Semana Santa com fiscalização até segunda-feira (1)
16/02/2024 Lewandowski anuncia que presídios federais terão reconhecimento facial e muralhas
09/02/2024 PRF proíbe tráfego de caminhões bitrem em rodovias durante Carnaval
07/02/2024 RODOVIDA: PRF realiza Operação Carnaval 2024 no MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player