Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 09/01/2021 | FONTE: MidiaMax Prefeito de Juti nomeia própria esposa para Secretaria de Assistência Social Recém-empossado, Gilson Marcos da Cruz (PSD) colocou a primeira-dama no primeiro escalão da administração municipal
Gilson Marcos da Cruz com a esposa Paula Regina da Cruz (Foto: Reprodução/Facebook)

Recém-empossado, o prefeito de Juti, Gilson Marcos da Cruz (), nomeou a própria esposa, Paula Regina Santoro da Cruz, no primeiro escalão de sua administração. Ela foi designada para a função de secretária municipal de .

A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira(8) do Diário Oficial da  (Associação dos Municípios de ). A primeira-dama e agora secretária foi classificada no símbolo DAS-01, de maior salário entre os cargos de direção e assessoramento.

O valor do vencimento é definido pelo Legislativo municipal. O portal da Transparência da prefeitura de Juti está fora do ar, portanto, a reportagem não conseguiu consultar a remuneração.

Prefeito de Juti nomeia própria esposa para Secretaria de Assistência Social

Publicação mostra nomeação da esposa do prefeito para secretaria municipal (Foto: Reprodução)

Conforme o decreto 7.203/2010, de âmbito federal, a nomeação de familiar para cargo em comissão ou função de confiança configura nepotismo presumido. No caso, não é necessário comprovar a influência do agente público na contratação de seu parente, diferente do nepotismo cruzado – quando autoridade de um órgão nomeia parente de autoridade de outro órgão.

Além disso, a súmula vinculante número 13, do  (Superior Tribunal Federal), diz que a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente para cargo em comissão ou de confiança, em qualquer dos poderes, viola a Constituição Federal.

 

A reportagem procurou o prefeito de Juti e ainda aguarda retorno. Gilson Marcos da Cruz foi eleito em novembro passado com 46,46% dos votos válidos.





19/03/2024 União autoriza Mato Grosso do Sul a buscar R$ 1 bilhão para projeto de rodovias
19/03/2024 Prefeito de Miranda diz que vai recorrer da decisão que manda demolir imóveis no Salobra
18/03/2024 Campo Grande e Dourados terão caravana da Sudeco nessa semana
11/03/2024 VÍDEO: No mês da mulher, vereador chama prefeita de Naviraí de menina e diz que ela ‘não está dando conta’
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player