Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 18/12/2020 | FONTE: Correio do Estado Tereré se torna Patrimônio Cultural da Humanidade Indicado pelo Paraguai, a bebida foi aprovada e adicionada na lista da UNESCO
Tereré se torna Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade - Valdenir Rezende

Bebida típica do Paraguai e muito apreciada em Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul o mate gelado, ou popularmente conhecido Tereré, foi declarado nesta quinta-feira (17), Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

O tereré foi indicado pelo Paraguai no quesito das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana”, em março de 2019 e aceito durante videoconferência de votação dos membros do Comitê de Patrimônio da Unesco hoje.

A videoconferência que contou com o Comitê de Patrimônio da Unesco, sob a presidência da Jamaica. A bebida se tornou o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai conseguiu incluir na lista. 

O programa, denominado Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (ICP), foi instituído em 2008, e tem objetivo de proteger importantes manifestações culturais em todos os países do mundo. 

Além da famosa bebida o Cuscuz, indicado pela Argélia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia entrou na lista na quarta-feira (16). 

O prato consiste no preparo de sêmola de cereais, cozidos ao vapor da água. Pode ser consumido puro, recheado, com leite e manteiga. 





20/04/2024 Morre PM aposentado que matou empresário durante audiência do Procon-MS, na Capital
19/04/2024 Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
18/04/2024 Prefeitura de Naviraí promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
18/04/2024 Rhaiza Matos tem nova agenda com Riedel e reforça importância do apoio do Governador
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player