Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 14/10/2020 | FONTE: MS em foco MJ autoriza Força Nacional em Caarapó e Dourados por mais um mês
Foto: Reprodução

Militares da Força Nacional de Segurança Pública vão atuar em áreas de disputa por terras em Mato Grosso do Sul por mais 30 dias, conforme determina portaria do Ministério da Justiça publicada nesta terça-feira (13) no Diário Oficial da União. A atuação da Força será nas cidades de Caarapó e Dourados. A norma é assinada pelo ministro André Luiz Mendonça.

Segundo portaria, a Força Nacional receberá apoio logístico da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A permanência do efetivo pode ser prorrogada. Caso a pasta estadual descarte a renovação, as tropas deixam o Estado em 12 de novembro.

A portaria estabelece “policiamento ostensivo para prevenção de conflitos agrários por questões fundiárias, bem como no combate aos crimes transnacionais de contrabando, tráfico de drogas, armas e munições, em caráter episódico e planejado, pelo período de 30 (trinta) dias, a contar de 12 de outubro de 2020 a 10 de novembro de 2020″.

O efetivo da Força Nacional está baseado na sede do 3º Batalhão da Polícia Militar em Dourados, desde janeiro, quando indígenas guarani-kaiowá e seguranças particulares entraram em confronto em área de ocupação chamada Ñu Verá, próxima das aldeias Jaguapiru e Bororó. Três índios e um vigilante ficaram feridos. Criança de 12 anos perdeu os dedos após explosão acidental de granada idêntica à usada pela Polícia Militar.

O emprego em Caarapó também é voltado a minimizar a tensão agrária. O esquema de segurança reforçado foi considerado necessário após divulgação de estudo de identificação e delimitação assinado pela então presidente Dilma Rousseff.

Em junho de 2016, indígenas da aldeia Tey Kuê decidiram entrar na Fazenda Yvu. Logo depois, em investida de cerca de 200 produtores rurais, funcionários das propriedades e seguranças, seis índios ficaram feridos e um morreu – o agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos.





23/04/2024 PF encontra material com pornografia infantil em residência de Corumbá
23/04/2024 Professor é encontrado morto com tiro na cabeça em parque ambiental
23/04/2024 Foragido de MS, sequestrador do irmão de Zezé di Camargo e Luciano é recapturado em Goiás
23/04/2024 Batedor é preso com cocaína avaliada em R$ 2 milhões escondida no estepe
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player