Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 11/08/2020 | FONTE: G1 MS De garça mais colorida à menor felino do Brasil, fotógrafos de MS flagram animais raros Animais foram fotografados na região do Pantanal e no norte do estado.
Considerada a garça mais colorida do Brasil, garça-da-mata é fotografada em MS. — Foto: André Bittar/Arquivo Pessoal

Difíceis de serem encontrados e muito mais fotografados, uma ave exótica e um felino raros foram flagrados recentemente em Mato Grosso do Sul. A garça carrega o "título" de a mais colorida do Brasil, e o gato do mato, que chega a ser confundido com um filhote de onça, é considerado o menor felino do país.

O primeiro flagrante é do fotógrafo da vida selvagem, André Bittar, que encontrou no Pantanal sul-mato-grossense, próximo a região de Miranda, a garça-do-mato, considera da espécie a mais colorida.

Garça-da-mata foi flagrada na pousada Refúgio da Ilha, em Miranda. — Foto: André Bittar/Arquivo Pessoal

Garça-da-mata foi flagrada na pousada Refúgio da Ilha, em Miranda. — Foto: André Bittar/Arquivo Pessoal

Segundo Bittar, o encontro com a ave foi sensacional e por ser arisca, o resultado final da imagem foi surpreendente:

 

Ela se esconde muito bem e no dia do flagrante ela estava encolhida das primeiras vezes que a vi, não revelando suas cores e dificultando os avistamentos. Mas por um descuido, ela colaborou em uma posição boa e o sol perfeito, ajudou no resultado final", explicou ao G1.

Conhecida também como socó-azul, garça-da-guiana e socó-beija-flor, por causa do bico avantajado, esta garça brasileira é a espécie que apresenta a plumagem com o maior número de cores.

Mas esta não é a sua única característica marcante. Grande, chega a medir 73 centímetros de comprimento. Além disso, seu bico atinge entre 14 e 15 centímetros, comparável a um florete da esgrima. Seu pescoço também é muito longo e fino, bem como os seus dedos são bem curtos (adaptados para a vida arbórea que esta ave tem).

Ao contrário de outras espécies de garças, que costumam andar em águas rasas e em áreas abertas, esta nem é avistada com frequência. Ao menor alarme, voa ou procura esconder-se em árvores e emaranhados de cipós.

Outro flagrante de animais que entram para a lista exótica foi feito na região norte do estado. Pela primeira vez um gato-do-mato-pequeno foi fotografado no Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, em Alcinópolis. O animal que tem o nome científico de Leopardus tigrinus, é considerado o menor felino do Brasil.

Gato-do-mato-pequeno — Foto: Parque Natural Municipal Templo dos Pilares/Divulgação

Gato-do-mato-pequeno — Foto: Parque Natural Municipal Templo dos Pilares/Divulgação

"Ele é pouco maior que um gato doméstico, e é um animal bastante raro e difícil de encontrar. Por conta do tamanho, muita gente leiga se intriga e o gato confundido com onça, o pessoal diz. Nós especialistas não tínhamos certeza exatamente de qual espécie de felino se tratava", disse a bióloga Bruna Barbosa. Ele está na lista internacional vulnerável.

A bióloga que é responsável pelo parque conta que para tirar a dúvida compartilhou a fotografia em grupo de especialistas em uma rede social. Foi então que o professor Tadeu Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em pequenos felinos, analisou o registro e confirmou que era mesmo um gato-do-mato-pequeno.

 

"Ficamos muito felizes com a confirmação, foi uma grata surpresa, para mim e para toda a equipe. Tivemos a confirmação da existência do felino no parque e esperamos que essa espécie tão rara seja preservada por muito tempo", afirmou a bióloga.
Gato-do-mato-pequeno, foto tirada na região norte  — Foto: Divulgação
Gato-do-mato-pequeno, foto tirada na região norte — Foto: Divulgação
O animal foi clicado no dia 17 de julho e a foto divulgada nesta quinta-feira (23), graças a um projeto de monitoramento que começou em janeiro. Câmeras foram instaladas perto de trilhas e já registraram onças, algumas com filhotes, jaguatirica, lobo-guará, anta, irara, queixadas, catetos, entre outros animais.

 





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player