Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

DATA: 30/03/2017 | FONTE: campograndenews IFMS - Estudantes sul-mato-grossenses conquistam 17 prêmios em feira
Alunos de MS entre os estudantes de vários estados que venceram prêmios na Febrace (Foto: divulgação)

Oito projetos desenvolvidos por alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) renderam 17 prêmios durante a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharias), promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), na capital paulista. A instituição foi a única do estado a participar do evento.

As pesquisas são desenvolvidas nos campi Aquidauana, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O evento foi realizado entre os dias 21 e 23 de março e reuniu mais de 300 projetos desenvolvidos por estudantes do ensino médio de todo o país. Os vencedores ganharam troféus, medalhas, bolsas e estágios, além de bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e credenciamento para eventos nacionais e internacionais.

Foi o caso de Luiz Fernando Borges, que participará da Intel ISEF nos Estados Unidos em maio. Ele estuda em Aquidauana e desenvolveu um projeto de comunicação com pessoas em estado vegetativo ou em coma.

O aluno criou uma espécie de maleta portátil com a central de processamento de um computador, um aparelho de encefalograma e um software capaz de identificar padrões de atividades cerebrais e transformar esses padrões em respostas – sim e não – e soletração de palavras. Dessa forma, o equipamento transforma os pensamentos desses pacientes em respostas para mostrar que eles ainda têm consciência.

Borges testou o protótipo em pessoas sadias com 80% de acerto e deve começar em breve os testes em pessoas em estado vegetativo, estando, para tanto, em contato com a Santa Casa de Campo Grande e o Albert Einstein.

estudante ganhou ainda uma bolsa de verão no Instituto Weizmann de Ciência de Israel. Passará o mês de julho na instituição, realizando pesquisas e aprimorando o projeto desenvolvido no IFMS.

Por meio da Propi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação), a instituição ofereceu apoio com diárias a servidores e auxílio financeiro aos estudantes, para reembolso do valor da inscrição, transporte, e custos de alimentação e hospedagem.

Os 17 prêmios conquistados pelo IFMS não são, entretanto, o recorde da entidade na Febrace. Em 2016 os alunos conquistaram 19 troféus.





21/12/2023 A bordo de navio da Marinha, pesquisadores do Bioparque desbravam o Pantanal em expedição
18/09/2023 Governo de MS entrega laboratório e herbário na UEMS em Mundo Novo
15/09/2023 Com investimentos de R$ 2,2 milhões, UEMS inaugura laboratórios e herbário em Mundo Novo
21/11/2022 Mato Grosso do Sul tem nove polos de inovação científica e tecnológica
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player