Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 04/06/2020 | FONTE: campograndenews Durante pandemia, prefeitura pode promover programas sociais em ano de eleição TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) confirmou a legalidade da situação a pedido da prefeito Marquinhos Trad
Sede do TRE-MS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. (Foto: Arquivo).

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) confirmou a legalidade da implantação de programas sociais que envolvam a distribuição gratuita de bens, valores e benefícios, em ano eleitoral durante o estado de calamidade pública causado pela pandemia do novo coronavírus. 

A legalidade sobre a situação foi questionamento feito pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) e acabou alvo de analise durante sessão plenária realizada na manhã de terça-feira (2).

O prefeito questionou o artigo 73, parágrafo 10, da Lei das Eleições, que veda ao Município, em ano eleitoral, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública. A intenção era entender se a proibição se aplicava em tempos de “crise sanitária e econômica sem precedentes”.

Em resposta, o juiz Juliano Tannus, relator do processo, ressaltou que o artigo de lei questionado visa impedir a realização de programas que, embora intitulados como sociais, possuem apenas caráter político e eleitoreiro. Por isso a proibição tem o intuito de garantir a “plena observância do princípio da moralidade, bem como o de assegurar a igualdade entre os candidatos”.

Nos casos de calamidade pública, no entanto, essa vedação é excluída. “A legislação eleitoral não veda que um Município, em ano eleitoral, venha a editar lei prevendo benefícios gratuitos à população (respeitada estrita e justificada pertinência) em especial isenção tributária e concessão de benefícios assistenciais, no contexto de um estado de calamidade pública reconhecido pelo Poder Legislativo, ficando vedado o uso de publicidade promocional de tais medidas pelo administrador público”, afirmou o juiz Tannus. A decisão pela legalidade foi unânime. 





23/04/2024 Em palestra, Barroso diz que legalização de drogas leves é tendência mundial
23/04/2024 Gilmar suspende ações contra Lei do Marco Temporal e abre conciliação
17/04/2024 Chinesa GWM obtém vitória contra VW, abrindo caminho para o "Fusca elétrico" no Brasil
16/04/2024 Justiça mantém presos enteados que mataram idoso a cadeiradas
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player