Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 20/05/2020 | FONTE: MidiaMax Nova frente fria derruba termômetros a 7 ºC e traz chuva a MS no fim de semana Temperaturas poderão chegar aos 9 ºC em Campo Grande; Cemtec prevê dois períodos de chuva até o início de junho
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Uma nova frente fria se aproxima de Mato Grosso do Sul trazendo chuvas e baixas temperaturas no fim de semana, podendo ainda ocorrer temporais no Sudoeste do Estado. A mudança no clima deve começar já na quinta-feira (21), conforme previsão elaborada pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos) com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

A mínima no Estado poderá chegar aos 7 ºC no sábado (23), e aos 9 ºC em Campo Grande. Chuvas devem se fazer presentes em, pelo menos, dois períodos até 1º de junho.

Os sul-mato-grossenses que vivem nas regiões central, Norte e no Pantanal ainda devem experimentar uma quarta-feira (20) de céu parcialmente nublado a claro, enquanto as demais áreas devem ter também névoa seca. A unidade do ar pode chegar a 30% e os termômetros vão oscilar entre 15 ºC e 35 ºC.

A partir de quinta, a frente fria deve deixar o tempo instável, ocorrendo pancadas de chuva nas regiões Sudoeste e Sul –nas demais, o céu fica parcialmente nublado. A umidade do ar ainda deve ser baixa em algumas regiões, atingindo os 35%, mas será de 95% na máxima; com temperaturas entre 16 ºC e 35 ºC.

Já na sexta-feira (22), deve ocorrer rápida diminuição de temperatura em todo o Estado, com regiões ainda registrando umidade na casa dos 35%, mas havendo aumento da nebulosidade. São previstas pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A mínima deve atingir os 13 ºC e a máxima, 33 ºC.

Frio

As áreas de instabilidade devem começar a diminuir no sábado, enquanto a massa de ar frio predomina. As chuvas devem ocorrer na madrugada em todo o Estado, devendo se concentrar no Norte e Nordeste ao longo do dia –nas demais áreas, o céu fica entre nublado e parcialmente nublado. As temperaturas podem baixar a 7 ºC, com máxima nos 24 ºC.

O Cemtec destaca que grande parte do Centro-Sul do Brasil terá mínimas baixas e máximas amenas, aumentando no decorrer dos dias. Poderão ocorrer temporais, com rajadas de vento e granizo, no Sul do Estado e Oeste e Centro do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em Mato Grosso do Sul, a massa de ar frio manterá influência até 27 de maio. A expectativa é de que as chuvas retornem entre os dias 21 e 23, com acumulados significativos em diferentes áreas –de até 60 milímetros no período, podendo ocasionar alagamentos, enxurradas e outros transtornos.

 

Entre os dias 24 e 27, o Cemtec prevê o retorno do sol, mas com baixas temperaturas devido a uma massa de ar frio e seca –a umidade do ar pode ficar abaixo de 30%. As chuvas devem voltar entre os dias 28 e 1º, sendo que em grande quantidade no Nordeste do Estado.





15/04/2024 MS tem 45 cidades em alerta para chuvas intensas até terça-feira; veja se o seu município está na lista
01/04/2024 Abril começa com risco de temporal para várias cidades de MS; veja previsão
24/03/2024 Domingo será de céu nublado com pancadas de chuva em MS, prevê meteorologia
19/03/2024 Outono é sempre igual? Estação será marcada por calor intenso e poucas chuvas em Mato Grosso do Sul
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player