Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 18/05/2020 | FONTE: campograndenews OAB vai à Justiça contra prefeitura de Ladário por convocar moradores para orações e jejum "É totalmente inconstitucional”, enfatiza o presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche
Foto: Reprodução

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul) vai entrar com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade), contra a prefeitura de Ladário por ter publicado decreto convocando moradores para 21 dias de oração e 1 dia de jejum contra o novo coronavírus.

Vista aérea de Ladário. (Foto: Divulgação)

Vista aérea de Ladário. (Foto: Divulgação) 

A medida foi publicada na última sexta-feira (15) com orientação para que todos os "cristãos" da cidade façam orações diárias nos “lares e nos locais de adoração” entre esta segunda-feira (18) até o próximo dia 7 de junho. A Constituição, no entanto, não prevê a possibilidade de decretos com essa  finalidade. "É totalmente inconstitucional. Estamos preparando uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. Vivemos em um país laico a prefeitura não pode obrigar as pessoas a rezarem ou jejuarem, isso não é obrigação do município”, justificou o presidente da entidade, Mansour Elias Karmouche. 

O presidente da OAB ainda criticou "essas invencionices que tiram a credibilidade de um objetivo maior que é a proteção da vida, através de medidas que realmente protejam a vida”, completou. 

Mansour Elias Karmouche em live pelo Instagram, nesta noite (18). (Foto: Reprodução)

Mansour Elias Karmouche em live pelo Instagram, nesta noite (18). (Foto: Reprodução) 

Mansour completou que já entrou em contato com o presidente da seccional do OAB na cidade, mas não citou a data em que ação será ingressada no Tribunal de Justiça.

O decreto – Via assessoria de imprensa o prefeito da cidade, Iranil de Lima Soares, argumentou nesta segunda-feira (18) que “o decreto não é impositivo e não traz nenhuma ofensa a qualquer religião”. “Intenção foi pedir às pessoas que acreditam em Deus para orar pela cidade durante 21 dias”.

O chefe do Executivo informou ainda que consultou a base aliada antes de baixar o decreto e não acredita que outras medidas de combate ao coronavírus sejam deixadas de lado por moradores. 

“Não há conflito com a Ciência, já que outras medidas de prevenção foram feitas na cidade, como uso obrigatória de máscaras, toque de recolher, comércio com regras de prevenção, assim como academias e feiras livres”.


 

 

 





20/04/2024 Morre PM aposentado que matou empresário durante audiência do Procon-MS, na Capital
19/04/2024 Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
18/04/2024 Prefeitura de Naviraí promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
18/04/2024 Rhaiza Matos tem nova agenda com Riedel e reforça importância do apoio do Governador
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player