Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 05/05/2020 | FONTE: MidiaMax Atenção: 6 de maio é o prazo final para regularização do título de eleitor Do dia 7 até o final da eleição 2020, o Cadastro Eleitoral ficará fechado
Foto: Reprodução

Para não ter o título de eleitor cancelado, os sul-mato-grossenses devem regularizar sua situação eleitoral até esta quarta-feira (6), segundo o calendário Eleitoral 2020. Do dia 7 até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral fica fechado e nenhuma alteração poderá ser feita no registro do eleitor.

De acordo com o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), a partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral fica fechado e nenhuma alteração poderá ser feita no registro do eleitor. Apenas a emissão da segunda via do título pode ser realizada no período.

Até esta quarta-feira(06), o cidadão pode fazer o primeiro título de eleitor, mudar o domicílio eleitoral ou local de votação, alterar dados pessoais no cadastro ou regularizar inscrição cancelada.

Como medida de prevenção ao contágio e enfrentamento ao novo coronavirus (covid-19) os atendimentos estão sendo realizados exclusivamente pela internet.

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) ressalta que o prazo não será prorrogado e por isso é importante não deixar para resolver a situação na última hora.

Além disso, os eleitores com título cancelado por não cadastrarem a biometria, devem ter atenção, pois poderão votar normalmente nas eleições. A situação ficará regular até o segundo turno, não sendo necessário neste momento ir aos postos de atendimento eleitoral ou procurar atendimento virtual.

Para o atendimento virtual basta clicar aqui.

EM NAVIRAÍ MAIORES INFORMAÇÕES:

CARTÓRIO ELEITORAL DE NAVIRAÍ

AV. IGUATEMI, 159 - centro

Telefones: (67)3461-1716 - (67)3461-9009

Horário de expediente: 12H ÀS 18H

 

CANCELAMENTO

É importante destacar que a regularidade do título de eleitora é exigência para conseguir outros documentos como passaporte e a carteira de identidade, por isso é importante evitar o cancelamento mantendo a situação regularizada junto ao cartório eleitoral.

A regularidade do título também é exigida para obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.

Para verificar se existe alguma irregularidade, o eleitor pode acessar o Portal do TSE, clicar na parte central da homepage, em Serviços ao Eleitor, e, depois, em Situação Eleitoral.  A consulta pode ser feita pelo nome completo, pelo número do título de eleitor ou pelo CPF.

 

Em 2019 foram cancelados mais de 2,4 milhões de títulos de eleitores em situação irregular. O documento é cancelado quando o eleitor deixa de votar e de justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas, entre outros casos.






10/04/2024 Serviços eleitorais passam a ser realizados em qualquer cartório eleitoral de MS
08/04/2024 Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda
07/03/2024 Eleitores têm até 8 de maio para emitir ou regularizar título eleitoral
26/02/2024 Faltam só três meses para eleitor regularizar ou tirar a 1ª via do título
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player