Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 10/03/2020 | FONTE: Globo Esporte 10 anos após goleada contra Santos de Neymar e Robinho, Naviraiense se vê fora do futebol profissional Clube de MS ficou nacionalmente conhecido depois de sofrer 10 a 0 de Santos campeão da Copa do Brasil em 2010. Última competição disputada pela equipe foi o estadual de 2017.
Vila Belmiro Neymar Naviraiense 2010 — Foto: Reprodução

10 de março de 2010. Há exatos 10 anos, o Santos recebia a equipe do Naviraiense (MS), em partida de volta válida pela primeira rodada da Copa do Brasil daquele ano. O show dos "meninos da Vila", comandados por Neymar e Robinho, foi um dos jogos mais memoráveis de um time que marcou época. Para o Naviraiense, um time recém-campeão estadual e criado em 2005, foi a oportunidade de aparecer no cenário nacional do futebol, mesmo que com um vexame.

10 de março de 2020. Uma década após disputar a competição nacional, a equipe de Naviraí, a 358 quilômetros de Campo Grande, se vê sem disputar campeonatos profissionais, desligada de torneios vinculados à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) desde 2018, quando desistiu de disputar o estadual por problemas financeiros.

O Clube Esportivo Naviraiense teve ascensão meteórica. Fundado em novembro de 2005, a equipe começou a disputar competições profissionais em 2007. O início não poderia ser melhor, conquistando a Série B estadual. Em 2008, uma temporada mediana deixou a equipe na Série A do sul-mato-grossense, para, no ano seguinte, vir a consagração: título em cima do Ivinhema com campanha praticamente irretocável e classificação para a Copa do Brasil assegurada.

O sorteio colocou um dos maiores clubes do Brasil à frente da ainda desconhecida equipe nacionalmente. O Santos, dos prodígios Neymar e Paulo Henrique Ganso e do já consagrado Robinho, até foi contido na partida de ida, no estádio Morenão, vencendo por "apenas" 1 a 0. Um "jogo inesquecível", como diz o atual presidente e então torcedor da equipe, João Luiz Pulquério Garcia.

Na volta, porém, o fatídico 10 a 0, que deixou ainda mais em evidência o time que seria histórico para o alvinegro praiano, conquistando aquela Copa do Brasil, além de um Paulistão e a Libertadores do ano seguinte. Neymar saiu de promessa para craque mundial, Ganso passou a ser chamado para a seleção brasileira e Robinho voltou à Europa. O Naviraiense, porém, não trilhou o caminho que se esperava.

Em 2010, o time de Naviraí ainda conseguiu a segunda colocação no estadual, perdendo para o Comercial e foi vice campeão mais duas vezes, em 2012 e 2013. A volta a Copa do Brasil aconteceu em 2013. A equipe eliminou a Portuguesa (SP) e o Paysandu (PA) e, quando parecia apagar o vexame dos 10 a 0, acabou eliminada pelo STJD, após escalação irregular de um atleta.

Naviraiense x Ivinhema estádio Virotão, em março de 2017. Partida foi a última profissional disputada pela equipe de Naviraí. — Foto: Diogo Nolasco/TV Morena

Naviraiense x Ivinhema estádio Virotão, em março de 2017. Partida foi a última profissional disputada pela equipe de Naviraí. — Foto: Diogo Nolasco/TV Morena

Ali, o clube viveria seu último bom momento. Campanhas medianas de 2013 a 2016 fizeram a torcida desanimar com a equipe. Em 2017, uma campanha que passou raspando o rebaixamento para, em 2018, sem apoio financeiro de prefeitura e iniciativa privada, vir a desistência de disputar o campeonato sul-mato-grossense.


"A diretoria entregou o time, fez uma nova eleição e ninguém compareceu. Futuramente tentamos remontar, fizemos uma diretoria nova, buscando um norte financeiro pra poder reativar o time, mas não conseguimos reunir condições", explica o atual presidente do Naviraiense, João Luiz Pulquério Garcia.

 

O Naviraiense continua como equipe regularizada na FFMS, mas com categorias de base e futebol profissional totalmente desativados. "Criamos um nome de equipe que briga por títulos e de bons pagadores. Para conseguir isso, precisamos de um aporte financeiro e parceiros, mas não temos nada de concreto hoje", afirma Garcia.

Estádio Virotão, em Naviraí MS — Foto: Diogo Nolasco/TV Morena

Estádio Virotão, em Naviraí MS — Foto: Diogo Nolasco/TV Morena

O presidente do Naviraiense ainda lamenta a situação e projeta um futuro imaginário, caso as premiações da Copa do Brasil fossem, em 2010 e 2013, como são hoje (mais de R$ 400 mil pela participação, além de mais de R$ 600 mil por fase avançada). "Naquela trajetória em 2013 e até no jogo contra o Santos, se fosse hoje, poderíamos ter mantido o time mais tempo, feito uma estrutura melhor para o clube. Mas como as premiações eram bem menores, não conseguimos", finaliza.

 

Nesta terça-feira (10), o Santos entra em campo contra o Delfín, para disputar mais uma Copa Libertadores. Já o Naviraiense, desativado, vê o estádio Virotão vazio, em pleno campeonato estadual. Dez anos depois da goleada histórica, a ideia de disputar uma Copa do Brasil novamente virou um sonho muito distante para o clube, outrora motivo de orgulho para Naviraí.





23/04/2024 CBF divulga tabela detalhada da Série D e estreia do Costa Rica será no sábado
22/04/2024 Jogos Escolares de Naviraí define equipes campeãs do futsal masculino e vôlei feminino 12 a 14 anos
22/04/2024 Galo 13 vezes! Operário vence o DAC e se torna o maior campeão sul-mato-grossense
22/04/2024 Flamengo e Palmeiras ficam no 0 a 0 pela Série A do Brasileiro
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player