Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 20/01/2020 | FONTE: Correio do Estado Enteados estão autorizados a visitar padrastos e madrastas em presídios Mesmo não tendo registrado o menor, presos poderão receber visitas
No total, são 19,4 mil custodiados em unidades prisionais no Estado - Foto: Divulgação/Agepen

A pedido de detentos e de familiares, enteados passam a ter direito a visitar presos. Padrastos e madrastas ou pessoas que exercem poder familiar que, mesmo não tendo registrado o menor, mas que exerce a figura materna e paterna, poderão receber visitas dos enteados.

“É necessária comprovação deste vínculo afetivo, seja mediante apresentação de fotos etc. As adequações corroboram com a necessidade de salvaguardar e preservar os direitos das crianças, observando os rigores necessários para a concessão”, afirmou a diretora de Assistência Penitenciária da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Elaine Arima Xavier Castro.

De acordo com informações da Agepen, as alterações na portaria sobre visitação referente a menores de idade, ocorre devido a necessidade de regulamentar situações recorrentes que vinham sendo apresentadas e não estavam prevista na legislação, sendo resolvidas mediante avaliação do Conselho de Classificação e Tratamento (CCT), que julga casos omissos da Portaria.

Outra alteração é em relação as regras para réus que estejam cumprindo pena em liberdade. Se esse réu quiser visitar um preso condenado em uma mesma ação que ele, só será permitido mediante autorização judicial. De acordo com a diretora da Agepen, essa normativa atende uma orientação do Poder Judiciário, que justifica ser imperiosa a necessidade de o juízo responsável avaliar se há ou não prejuízo para o andamento processual a concessão da visitação.

Conforme Mapa Carcerário de Novembro (último a ser fechado – o de dezembro deve ser concluído ainda), no total, são 19,4 mil custodiados em unidades prisionais no Estado. 





19/04/2024 Projeto Tembiaporã: Che Añekambia; promove resgate cultural e profissionalização de indígenas encarcerados na Penitenciaria de Naviraí
18/04/2024 Ações na Penitenciária de Dourados promovem inclusão e respeito à identidade indígena
02/04/2024 Robinho passa a dividir cela de 8 m² com outro preso
16/03/2024 Zinho e comparsa são transferidos do RJ para o presídio federal de MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player