Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 29/11/2019 | FONTE: Correio do Estado Aquário do Pantanal poderá ser laboratório de alemães Acordo com consul europeu estreitará as relações internacionais
Ao menos 12 mil animais da ictiofauna pantaneira vão habitar os 32 tanques - Foto: Edemir Rodrigues

 

O Aquário do Pantanal, previsto para ser entregue no fim de 2020, poderá ser usado como laboratório para estudantes alemães. Acordo entre o Governo do Estado e o país europeu visa ampliar as relações bilaterais entre o Mato Grosso do Sul e a Alemanha.

O cônsul alemão Axel Zeidler veio pela primeira vez ao Estado e se reuniu com o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), para definirem possibilidades de cooperação. Uma delas, que ficou definida, é a liberação do Aquário como centro de estudos e pesquisa, uma espécie de turis-científico da biodiversidade pantaneira.

“Propusemos um convênio com as universidades alemãs para que eles possam pesquisar as diversas espécies que teremos aqui, inclusive os exemplares inéditos que já registramos”, explicou o vice-governador, Murilo Zauith (DEM), que também estava presente na reunião que ocorreu no início desta semana.

O Aquário terá 32 tanques com 260 espécies de animais, entre peixes, invertebrados, répteis e mamíferos. Ao menos 12 mil animais da ictiofauna pantaneira vão habitar os tanques (24 internos e oito externos) da estrutura. Serão 5,4 milhões de litros de água e um sistema de suporte à vida com condições reais do habitat.

Um laboratório, chamado de “Projeto Quarentena”, foi montado há quatro anos para a manutenção de mais de 180 espécies de peixes . Lá, 55 espécies já se reproduziram, sendo nove registros inéditos no mundo e outros três documentados pela primeira vez no Brasil.

De acordo com o governo, o cônsul alemão disse estar genuinamente disposto a criar ampla relação com Mato Grosso do Sul. “Queremos ampliar a relação com Mato Grosso do Sul e não ficar apenas em São Paulo, onde existem muitas indústrias. Mas aqui no Estado (MS) tem o turismo, o meio ambiente, o setor agropecuário, além das empresas alemãs que já vendem aqui nossos produtos. Já importamos carne de Mato Grosso do Sul, mas queremos ampliar as relações bilaterais e por isso queremos saber quais as possibilidades de cooperação no futuro”. 

Além do Aquário, fizeram parte da pauta do encontro a Rota Bioceânica, Pantanal, Aquário do Pantanal e Direitos Humanos. Também participaram do encontro o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck;  a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre; o cônsul-geral adjunto, Jens Gust; e o cônsul honorário da república federal da Alemanha em Campo Grande, Reinhard Knoch.





18/04/2024 Prefeitura de Naviraí promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
18/04/2024 Rhaiza Matos tem nova agenda com Riedel e reforça importância do apoio do Governador
17/04/2024 Conselho sugere tornozeleira eletrônica em caso de violência doméstica
17/04/2024 Senado aprova PEC sobre criminalização do porte e posse de qualquer quantidade de droga
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player