Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 29/11/2019 | FONTE: campograndenews Em Dourados: Presos do PCC tentam fugir do maior presídio de MS, 2ª vez em dois meses Sete presidiários do raio II da PED serraram grades da cela, mas foram flagrados por câmeras de segurança; um levou tiro na perna
Tropa de Choque da PM chega à penitenciária de Dourados, para pente-fino, no mês passado (Foto: Adilson Domingos)

Presos da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) tentaram fugir da Penitenciária Estadual de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. O fato ocorreu por volta de 2h da madrugada de quarta-feira (27), mas só hoje chegou ao conhecimento da imprensa estadual.

Foi a segunda tentativa de fuga em dois meses no pavilhão ocupado pela facção paulista no mais superlotado presídio de Mato Grosso do Sul, onde vivem atualmente pelo menos 2.600 presos.

Sete presos da cela 15, que fica na parte superior do raio, serraram a grade e correram para o pátio externo. A movimentação, no entanto, foi percebida por agentes penitenciários através do sistema de câmeras.

Policiais militares que fazem a vigilância externa nas torres instaladas na muralha foram acionados e disparam tiros para conter os presos. Um deles foi baleado na perna. Em seguida os agentes penitenciários chegaram ao local e conduziram o grupo para celas disciplinares.

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) informou que o preso ferido alegou ter se machucado ao pular do piso superior. Entretanto, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde foi medicado, o raio-x constatou a bala alojada na perna.

Ainda segundo a Agepen, o médico que o atendeu o preso avaliou que não seria necessária cirurgia de urgência pra retirada da bala. Depois de medicado, ele foi levado de volta para o presídio e aguarda cirurgia para remoção do projétil.

Conforme o boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, a fuga foi frustrada quando os agentes perceberam, pelas câmeras, a movimentação estranha nos fundos do raio II.

No momento da abordagem, no pátio, segundo a ocorrência policial, os presos estavam nervosos e agressivos. Indagados, confessaram terem serrado a grade para tentar fugir. Nenhum conseguiu escapar, segundo a Agepen.

 

Outro caso – Na noite de 26 de setembro, nove presos serraram as grades de uma cela do raio II e correram para o pátio. Oito foram capturados, mas Ronivaldo Pires Ferreira, 37, conseguiu escalar a muralha usando uma corda feita com lençóis. Condenado por tráfico, associação para o tráfico e porte ilegal de arma, até agora ele não foi recapturado.

Duas semanas depois, agentes penitenciários identificaram outro plano de fuga em massa no raio onde ficam presos do PCC. No dia 17 de outubro, com apoio da Tropa de Choque da Polícia Militar, a Agepen fez pente-fino nas celas e encontrou aparelho de sinal de TV pirata, 46 celulares, dois modems de internet, roteador que distribuía o sinal de internet para outras celas, balança de precisão e dezenas de facas artesanais.





19/04/2024 Projeto Tembiaporã: Che Añekambia; promove resgate cultural e profissionalização de indígenas encarcerados na Penitenciaria de Naviraí
18/04/2024 Ações na Penitenciária de Dourados promovem inclusão e respeito à identidade indígena
02/04/2024 Robinho passa a dividir cela de 8 m² com outro preso
16/03/2024 Zinho e comparsa são transferidos do RJ para o presídio federal de MS
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player