Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 19/10/2019 | FONTE: O Globo Entenda por que artistas como Anitta, Pabllo Vittar, Ludmilla e Iza usam playback Debate sobre o recurso acende à medida que pop brasileiro acompanha fórmulas internacionais
Playback: truque para uns, recurso fundamental para outros Foto: Arte de André Mello

Atire o primeiro microfone quem nunca saiu de um show debatendo com os amigos se o artista em questão fez ou não playback — basicamente, se cantou ou dublou uma gravação. O caso mais recente foi há exatas duas semanas, quando Anitta estreou no Palco Mundo do Rock in Rio .

A carioca enfileirou hits e figurinos, arriscou coreografias complexas, rebolou até o chão , mas, no fim, acabou marcada por ter usado o que ela chamou de “base vocal” . Para piorar, no mesmo sábado a americana P!nk armou um circo , com direito a voo sobre a Cidade do Rock, e seguiu com voz firme até de ponta-cabeça.

Do play ao back: Grandes momentos do playback: quando a ‘voz de fundo’ fez muito barulho

A discussão sobre o uso de recursos de voz saiu do público, mobilizou os artistas e ganhou muitas nuances desde então. A cantora paraense Aíla , por exemplo, fez questão de lembrar: Anitta e praticamente todos os artistas pop do Brasil e do mundo usam vocais pré-gravados no show, que se somam ao canto natural. Dependendo do esforço pedido pela performance, o volume de um ou do outro aumenta.

O debate torna-se ainda mais relevante diante da cara internacional que artistas pop brasileiras vêm ganhando nos últimos anos. Além de Anitta, nomes como Pabllo Vittar , Iza , Ludmilla e Gloria Groove misturam o sotaque e os ritmos nacionais a superprodução de estúdio, seguindo o que acontece lá fora.

 

Isso chega à voz do artista, que passa por tantos artifícios usados pelos produtores — filtros, reverb, delay,dobras, superposições... — que, sem playback, não conseguem ser reproduzidos organicamente sem tecnologia.

É humanamente impossível, por exemplo, um artista conseguir abrir três vozes ao mesmo tempo, ou sobrepor uma voz no pré-refrão que encavala com aquela usado no refrão. Funciona muito bem na gravação, porque no estúdio a gente pode fazer o que quiser — explica Pablo Bispo, um dos produtores e compositores mais badalados do pop atual, que assinou faixas de Anitta, Iza, Ludmilla, Pabllo Vittar, entre outros.





16/04/2024 Festival de Inverno de Bonito terá Zé Ramalho, Sandra de Sá e Alexandre Pires
09/04/2024 Das 10 músicas mais ouvidas no País, 4 são da sul-mato-grossense Ana Castela
03/04/2024 Ao lado de Jorge e Mateus, Luan Santana traz festival para Capital
02/04/2024 Festival de Cerveja de Bonito começa sexta com show de Arnaldo Antunes
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player