Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 15/10/2019 | FONTE: campograndenews Cliente tem direito a remarcar viagem a praias atingidas por manchas de óleo Orientação é do Procon aos consumidores que comprarem pacotes ou viagens para a região
Manchas escuras começaram a surgir em praias do Nordeste no mês de agosto. (Foto: Agência Brasil)

Consumidores que tenham comprado pacotes de viagem ou hospedagem para as praias do Nordeste afetadas pelas manchas de óleo em investigação têm direito de cancelar ou remarcar a reserva, sem necessidade de pagar multa. “O consumidor não deu causa ao evento, portanto, dessa forma, ele deve sim ser ressarcido sem custo”, afirmou o superintendente do Procon em Mato Grosso do Sul.

Segundo orientação do Procon, o consumidor deve entrar em contato com a empresa contratada e pedir o cancelamento ou a remarcação.

As manchas de óleo começaram a ser notadas no fim de agosto, estragando a paisagem, mas também provocando preocupação por causa da poluição. A primeira localidade onde, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a contaminação foi comunicada, foi na Praia Bela, em Pitimbu (PB), onde os fragmentos de óleo foram avistados no dia 30 de agosto

Depois, a substância escura e pegajosa se espalhou pelos nove estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

Como agir - O cliente deve tentar entrar em acordo com a empresa. Caso haja negativa de solução, deve procurar os órgãos de defesa do consumidor.

Em entrevista à Agência Brasil, presidente nacional da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Magda Nassar, disse que se há realmente uma macha de óleo que prejudicará o turista de qualquer forma, a viagem tem que ser reagendada ou até mesmo cancelada.

"Isso muito mais do que da nossa parte como agente de viagem, que é apenas o prestador de serviço, tem que estar claro para o dono do serviço, que é a companhia aérea e o hotel. Obviamente vamos trabalhar para que o consumidor não seja onerado", ressaltou.





24/04/2024 INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado
22/04/2024 Eldorado prevê investir R$ 25 bilhões em 2ª fábrica de celulose em Três Lagoas
18/04/2024 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
16/04/2024 Governo federal propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player