Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 23/08/2019 | FONTE: pc.ms.gov.br Polícia Civil divulga balanço da operação Collimatus de combate ao crime organizado
Foto: Divulgação PC

Durante a operação Collimatus de combate ao crime organizado, deflagrada pela Polícia Civil ontem (22), foram cumpridos 28 mandados de prisão, 4 mandados de busca e apreensão de adolescentes infratores para internação e 32 mandados de busca e apreensão domiciliar. O balanço foi divulgado na noite desta quinta-feira.

As diligências coordenadas pela Delegacia Regional de Nova Andradina, foram realizadas nos municípios de Nova Andradina e Distrito de Casa Verde, Batayporã, Taquarussu, Anaurilândia, Dourados e Campo Grande.

Ao logo do dia foram realizadas 9 prisões preventivas na cidade de Nova Andradina, 6 em Batayporã, 3 na cidade de Taquarussu, 2 em Anaurilândia, 3 em Dourados e outras duas em Campo Grande, sendo que nestas duas últimas cidades foram cumpridas no Estabelecimento Penal de Segurança Máxima, onde se encontravam os criminosos.

Foto: Divulgação PC

Na ação foram efetuas ainda 6 prisões em flagrante por tráfico de drogas, posse de munição de calibre restrito, bem como posse irregular de arma de fogo, com as apreensões de duas armas de fogo, sendo uma delas de calibre restrito, além de algumas munições.

Entre os autuados está uma adolescente em conflitos com as leis, que responderá por ato infracional análogo ao tráfico de drogas, à qual, em razão das previsões do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi ouvida e liberada.

Os policiais deram ainda cumprimento a dois mandados de busca e apreensão de adolescentes infratores, em Nova Andradina. Outros dois que não foram localizados durante a operação são considerados foragidos e continuam sendo procurados pela polícia.

Sobre a Collimatus

As investigações que culminaram na operação, foram realizadas entre os meses de novembro de 2018 e janeiro de 2019, pelas Delegacias de Polícia Civil de Batayporã e de Taquarussu, através das Operações Collimatus e Texas Livre, respectivamente.

Ao longo de 8 meses, a Polícia Civil descobriu uma estrutura organizada de integrantes de uma organização criminosa em atuação em todo o país, com ações pontuais na região do Vale do Ivinhema. Entre as principais atividades do bando estavam o tráfico de drogas, extorsão, sequestros e crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos.

O nome da Operação vem do latim colimar, alinhar, e foi a nomenclatura utilizada em razão da forma de atuação da organização criminosa, que se estruturava de forma integrada para a prática reinterada de crimes.

A Operação conta com a participação simultânea de aproximadamente 100 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães de Polícia Judiciária, lotados nas unidades da Polícia Civil de diversas cidades do Estado.

 

Participam da operação Collimatos as delegacias de Batayporã, Taquarussu, Nova Andradina, Ivinhema, Angélica, Santa Rita do Pardo, Anaurilândia; Bataguassu, Regional de Fátima de Sul, Regional de Três Lagoas, Regional de Naviraí, Regional de Dourados, além da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos (Derf), Delegacia Especializada de Repressão a Roubos à Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), Delegaica Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico.





24/04/2024 PM de Naviraí prende homem que esfaqueou uma mulher e matou outra durante uso de drogas
24/04/2024 Polícia Civil prende autor de lesão corporal gravíssima ocorrida em Caarapó
23/04/2024 PF encontra material com pornografia infantil em residência de Corumbá
23/04/2024 Professor é encontrado morto com tiro na cabeça em parque ambiental
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player