Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 21/08/2019 | FONTE: metropoles Mito ou verdade: tossir com bastante força consegue parar um infarto? Corrente de WhatsApp recomenda o ato para interromper os sintomas de ataques cardíacos. O mais importante é acionar ajuda imediata
Foto: Reprodução

Imagine que já é tarde da noite e você está voltando para casa, após um dia estressante. De repente, começa a sentir uma dor no peito e desconfia que está infartando. O que fazer? Uma corrente amplamente divulgada pelo WhatsApp sugere que “tossir de forma repetida e muito vigorosa” ajudaria o coração a recuperar o ritmo, fazendo com que a pessoa que está infartando ganhasse algum tempo para chegar até o hospital. Será verdade?

De acordo com o cardiologista Gustavo Rodrigues, a história não é apenas um mito, mas uma “tremenda maluquice”. Tossir, segundo o médico, não tem relação alguma com a causa, o mecanismo e muito menos com o desencadeamento dos acontecimentos que levam a um infarto. “O mais importante é pedir ajuda para qualquer pessoa que esteja próxima e procurar atendimento médico o mais rápido possível”, completa.

Sintomas de infarto, como dor ou sensação de pressão no peito, sudorese, mal estar, vontade de vomitar e falta de ar, devem ser interpretados como sinais vermelhos para a saúde. “É importantíssimo acionar ajuda para que chegue até o paciente um desfibrilador (aparelho usado para restabelecer o ritmo cardíaco em casos de parada cardiorrespiratória)”, detalha Gustavo.

 

O cardiologista chama atenção, ainda, para os chamados sintomas atípicos de infarto, comum em mulheres. “Além da clássica dor no peito, o infarto pode apresentar sintomas como enjoo, dor abdominal e dor nas costas”, enumera.






24/04/2024 Hospital Municipal de Naviraí registra aumento de 55% em atendimentos a pacientes do município e da região
23/04/2024 Estudo define as 5 frutas mais saudáveis do mundo; veja quais são
20/04/2024 Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos
19/04/2024 Vacinação contra a dengue é ampliada; em MS deixa faixa etária fica a critério dos municípios
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player