Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 13/03/2017 | FONTE: campograndenews Prefeito alega crise, mas banca festa no clube do filho e gera polêmica Projeto que deve ser votado ainda este mês na Câmara Municipal prevê repasse de recurso para entidade particular

Projeto de Lei que será apresentado na sessão de terça-feira (14) na Câmara Municipal de Caracol, distante 364 km de Campo Grande, está gerando polêmica. É que, enquanto a Prefeitura alegou falta de verba para não dar aumento a servidores ou fazer festas de fim de ano e carnaval, quer repassar R$ 35 mil ao clube do laço, administrado pelo filho do prefeito.

Em contato com a reportagem, o professor Rafael Acosta, morador da cidade, questiona o fato de o município não reajustar o salário do funcionalismo público, nem investir em ações culturais na cidade e, apesar disso, destinar a verba para uma entidade particular, que seria administrada pelo filho do prefeito, Manoel Viais (PR).

"Não há festa de Carnaval ou Réveillon na cidade, por falta de verba. Os professores e funcionalismo em geral seguem sem reajuste e a prefeitura quer destinar esse valor para uma entidade particular que tem seu lucro em torneios e competições. Além disso, o clube é administrado pelo filho do prefeito", relata o professor.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Douglas Vilalba (PPS) o projeto não será votado amanhã, mas a decisão deve sair ainda este mês. Para o parlamentar, o projeto dividiu não só a Câmara, mas como as opiniões da população local.

É um projeto polêmico, já que parte da sociedade acredita que esse recurso poderia ser destinado à cultura da cidade ou setores urgentes, como saúde. Mas para outros, a iniciativa é importante", conta o vereador.

Ainda segundo Vilalba, dos nove vereadores da cidade, cinco estão inclinados à aprovação da proposta.

"Possivelmente na votação haja empate ou o projeto seja aprovado por um voto. Cinco vereadores da base aliada já se mostraram favoráveis", conta.

O vereador confirma que o funcionalismo público municipal não recebe reajuste há pelo menos três anos e adianta que o assunto está em discussão.

O prefeito Manoel Viais defende que a proposta é investimento na cultura local e que já é prática o repasse do valor anualmente.

"O clube é cultura do município, a prefeitura tem convênio com eles e todo ano repassamos esse valor. O projeto está na Câmara há dias e ainda não foi aprovado", explica.

Quanto a reclamação dos salários defasados do funcionalismo, Viais confirma que não há reajuste na folha há três anos e que em abril haverá reunião com sindicato para definir índice salarial.

"Caracol é um dos municípios que não atrasa salários, que pagou o 13º dia. Em abril, vamos nos reunir com o sindicato para definir valor de reajuste para os trabalhadores da prefeitura".

O prefeito confirma que seu filho integra a direção do clube de laço e quanto a falta de recursos para festa como Carnaval, Viais relata que o custo da festa seria muito mais alto.

"Não temos lugar para fazer festa de Carnaval e isso não é cultura da população. Seria necessário desembolsar ao menos R$ 80 mil. O clube é cultural, desde crianças até gente mais idosa. A festa do Laço Comprido é importante para a cidade", avalia.





13/01/2022 Internada há 104 dias, bebê é abandonada pela mãe na Santa Casa de Campo Grande
22/07/2021 Fake News: alvo de boato, Hospital do Amor continua funcionando a todo vapor
08/09/2020 'Não roubei o tanto que esse aí roubou', diz ex-prefeito sobre atual no interior do Piauí
01/10/2019 Recém-nascido é encontrado dentro de caixa no centro de Dourados
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player