Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

DATA: 13/08/2019 | FONTE: G1 MS 'Era só uma gripezinha e que ia passar rápido', disse para filha mulher que morreu de H1N1 em Naviraí No estado, já são 53 mortes, número bem maior que 2018, quando foram 33 mortes. Em Campo Grande, de janeiro até agora, 86 pessoas tiveram a doença e 21 morreram.
Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Coriza, febre, dor de cabeça, tosse e dor no corpo. A importância de ficar atento aos sintomas é muito maior do que se imagina. É o que alertam especialistas e também a comerciante Eliane Prado, de 34 anos, que perdeu a mãe recentemente após dois dias internada em um hospital de Naviraí, a 350 km de Campo Grande.

Comerciante perdeu a mãe que foi contaminada pelo vírus H1N1 â?? Foto: Reprodução/TV Morena

Comerciante perdeu a mãe que foi contaminada pelo vírus H1N1 — Foto: Reprodução/TV Morena

"Ela falou pra mim que ia ficar bem, ia sair rápido, que não era a gripe [H1N1] porque ela tinha sido vacinada. Era só uma gripezinha e que ia passar rápido, logo logo ela ia sair. Minha mãe era muito forte, minha mãe lutava muito e, infelizmente, ela não conseguiu ", lamentou a filha.

E a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo, confirma: "Influenza é uma doença grave e temos a preocupação em atingir a cobertura vacinal, que foi aberta para o grupo prioritário em abril e continuou até o dia 31 de maio. Prestou atenção nos sintomas, percebeu que só estão piorando no decorrer do dia, procure uma unidade que pode se tratar de Influenza ".

Na capital sul-mato-grossense, o número de mortes de janeiro até agosto deste ano já é maior que todo o ano passado. São 21 mortes até agora, entre elas de um bebê um ano de idade e outro que estava no grupo de risco, além de um idoso de 84 anos. De todos, a maioria estava contaminada pelo vírus H1N1.

Já em Três Lagoas, na região leste do estado, foram confirmados 66 casos de gripe somente neste ano, sendo 19 de H1N1, 2 ocorrências de Influenza A, 38 casos sem especificação e 7 ainda investigados. Até agora, foram 6 mortes confirmadas, sendo 5 homens e uma de mulher. As vítimas tinham entre 53 e 83 anos. Destas 6 pessoas, 4 tinham complicações como diabetes, hipertensão e Alzheimer. Não há informações sobre problemas anteriores de saúde nas outras duas mortes.

A prefeitura do município alega que, há 3 semanas, não há nenhum registro novo de doença na cidade e que tem bastante vacina para a Influenza A nos postos de saúde. São 50 mil doses. Agora, para combater a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disse que tem realizado treinamentos com profissionais de educação, além de orientações nas escolas e campanhas de multivacinação rural e distribuição de panfletos.

 

Em Corumbá, foram confirmadas 4 mortes pelo vírus Influenza. A última morte foi no dia 31 de julho. Uma idosa de 67 anos, que foi internada no dia 25 de julho e seis dias depois acabou falecendo, estava no grupo de risco. No caso das 3 mortes confirmadas por H1N1, são casos de mulheres com idades entre 36, 43 e 67 anos. Todas pertenciam aos grupos de risco com doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e pneumonia. Uma delas tinha dado a luz há 45 dias. Das 4 mortes, 3 foram por H1N1 e 1 por H3N2, sendo o último caso de um trabalhador rural de 43 anos, que atuava em uma fazenda. Atualmente, não há casos de suspeita da doença em investigação.

No estado, de acordo com a Saúde, já são 53 mortes, número bem maior do que 2018, quando foram 33 mortes. Em Campo Grande, de janeiro até agora, 86 pessoas tiveram a doença e 21 morreram em decorrência da doença. No ano passado inteiro, foram 75 casos e 20 mortes.





30/05/2022 Brasil investiga dois casos suspeitos da varíola do macaco
18/02/2021 Idoso de 66 anos é a primeira vítima da dengue no ano em MS
02/02/2021 Fevereiro Roxo: mês de alerta e conscientização do Alzheimer, lúpus e fibromialgia
28/01/2021 Controle de Vetores de Naviraí alerta para manter combate ao mosquito Aedes aegypti
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player