Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 09/03/2017 | FONTE: Douradosnews Dourados - Em 20 dias Hospital Evangélico pode parar de atender o SUS
A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (09), no Conselho Municipal de Saúde- Foto: Joandra Alves

Em uma reunião tensa na manhã desta quinta-feira (09) envolvendo o Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público Estadual, secretária de saúde e Hospital Evangélico, foi definido prazo de 20 dias para que não haja o pedido de intervenção da unidade de saúde.

A medida é sobre a suspensão dos atendimentos a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) já na sexta-feira (10).

Segundo o HE, a tabela SUS está desatualizada há pelo menos sete anos e isso tem contribuído para a crise no Hospital, que há anos não consegue cumprir com boa parte de seus compromissos devido a falta de recursos.

Segundo Berenice de Oliveira Machado, presidente do Conselho Municipal de Saúde, foi definido prazo de 20 dias para a situação ser resolvida, caso contrário, será pedido a intervenção do hospital, com isso deixará de atender os pacientes do SUS.

"Demos esse prazo de 20 dias. Não vamos mais concordar que as pessoas fiquem sem tratamento, sem dormir, sem ser atendido, pacientes indo a óbito sem atendimento. Apenas esses 20 dias. Se não resolver, vamos intervir sim no hospital. Ele alega que recebe menos que os outros hospitais, mas ele não paga imposto", disse Berenice.

Questionada sobre o valor da dívida atual do hospital, a presidente contou que há dois anos o mesmo teria dito que seria de R$ 50 milhões, porém não tem como afirmar qual seria realmente o montante.

De acordo com o secretário de saúde de Dourados, o médico Renato Vidigal, a reunião foi tensa, porém ele entende que o município não teria como direcionar os atendimentos para outros locais caso ocorra a intervenção do hospital, já que a logística é complexa.

"A proposta do Conselho Municipal de Saúde é que houvesse uma intervenção amanhã, é impossível. Nós temos que pensar primeiro na população do município, amanhã e no dia seguinte não temos condições de fazer essa intervenção, pois a envolve uma logística que é muito complexa, fomos pego de surpresa e graças a Deus foi solucionado o problema. O conselho concordou em dar o prazo de 20 dias, para o município o estado e também a União participar dessa nova contratualização que será feita pelo evangélico. E o hospital por sua vez também concordou em não paralisar os serviços, que continuam normal", completou o secretário.

Diante da reunião entre as partes envolvidas o que foi definido além do prazo é que uma pessoa do município, ficaria responsável em fiscalizar a utilização do repasse feito pelo mesmo para o hospital.

"O município entende que foi uma reunião tensa, mas foi um ganho para a cidade e para os usuários do SUS, pois havia a possibilidade de amanhã o Hospital Evangélico interromper o atendimento, e conseguimos reverter essa situação na reunião. Ficou decidido que o Evangélico continuará a fornecer os serviços de médio e de alta complexidade, onde envolve os serviços de oncologia e cardiologia. Amanhã estarei junto com o promotor do Ministério Público Estadual em constato com o secretário estadual de saúde, para que possamos trabalhar juntos e o mais rápido possível na solução financeira da instituição, que é o Hospital Evangélico", disse o Renato.

Ele disse ainda que no encontro ficou definido que o município iria pagar um valor como forma de adiantamento, para que pudesse ajudar o hospital na questão de compra de medicamentos e materiais cirúrgicos, porém não disse o quanto seria.

"O município faz desde janeiro os repasse em dia e o problema da instituição é antigo e vem se acumulando desde 2015, que não tem reajuste dos repasses, e esse que vamos fazer agora é para uma compra emergencial deles de medicamentos e materiais cirúrgicos, e será feito um adiantamento da produtividade que pagamos ao Hospital Evangélico e que ficamos a partir de hoje apoiados pelo Conselho Municipal de Saúde, fiscalizar esses repasses. Vamos colocar uma pessoa técnica dentro da instituição para fiscalizar o real direcionamento desse dinheiro que o município repassa", explicou o secretário de saúde.

O representante do hospital, disse apenas que irá continuar os atendimentos, porém espera que as partes envolvidas entre em um consenso para resolver a situação.





20/06/2017 MS fecha 1,3 mil vagas formais de trabalho e tem pior maio em 15 anos
15/04/2017 Empresa lucrou, contratou, investiu menos e mesmo assim diz precisar de fôlego
29/03/2017 Kassab diz que Correios correm 'contra o relógio' para evitar privatização
13/03/2017 Correios anuncia fechamento de 9 agências em MS para reduzir custos
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player