Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 24/05/2019 | FONTE: G1 VÍDEO - Tamanduá-bandeira encara onça-pintada e mostra quem é a fera O embate durou mais de 10 minutos e foi registrado por guia de campo em Miranda (MS)
Embate entre tamanduá e onça-pintada durou mais de 10 minutos Foto: Reprodução Vídeo / Ilustração gráfica Caribel News

Predadora topo de cadeia, a “rainha” das florestas brasileiras tem um cardápio variado: catetos, capivaras, jacarés, queixadas, veados e tatus são presas da onça-pintada.

 

Com 1,5 metro de comprimento e até 135 quilos, o felino intimida os animais da floresta, mas nem sempre tem facilidade para garantir o almoço.

No último mês, durante expedição no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS), o guia de campo Mario Nelson Cleto registrou uma tentativa frustrada de caça: um tamanduá-bandeira enfrentou uma onça-pintada, batizada de Natureza pelos pesquisadores do Onçafari.

O embate durou cerca de 10 minutos, tempo suficiente para o mamífero afastar o felino. “Os tamanduás são animais muito tranquilos, mas quando percebem a aproximação das onças, mudam radicalmente o comportamento”, explica o biólogo Eduardo Fragoso.


O tamanduá-bandeira se alimenta principalmente de formigas e cupins â?? Foto: Karina Santana/VC no TG

O tamanduá-bandeira se alimenta principalmente de formigas e cupins — Foto: Karina Santana/VC no TG

De acordo com o especialista, além de nunca dar as costas ao predador, o tamanduá mostra as garras afiadas para intimidá-lo. “O animal tem os membros anteriores muito musculosos, adaptados para abrir cupinzeiros, e garras muito afiadas, o que faz dele uma presa bem perigosa”, comenta.

estratégia de defesa leva o nome de “abraço”, pois, quando ameaçado, o animal se apoia nas pernas traseiras e abre os abraços, mostrando as garras afiadas.


Onça foi batizada de "Natureza" após concurso realizado entre as crianças do Refúgio Ecológico Caiman â?? Foto: Divulgação/Onçafari

Onça foi batizada de "Natureza" após concurso realizado entre as crianças do Refúgio Ecológico Caiman — Foto: Divulgação/Onçafari

 

Almoço frustrado

Além dos tamanduás-bandeira, mamíferos que podem ultrapassar os dois metros de comprimento, as queixadas também não facilitam para as onças-pintadas na hora da caça.

“A gente já viu muitas interações de onças com queixadas e na grande maioria das vezes as queixadas levam vantagem. Por andar em grupos muito grandes e ser um animal mais agressivo, conseguem afastar os felinos”, completa Eduardo.


As queixadas são mamíferos encontrados nas Américas â?? Foto: Tycho Brahe/VC no TG

As queixadas são mamíferos encontrados nas Américas — Foto: Tycho Brahe/VC no TG

 

De hábitos diurnos, a espécie vive em grupos numerosos, de 30 a 150 indivíduos, mas podendo chegar a 500.

Onívoro, o mamífero se alimenta de frutos e sementes, caules, folhas, raízes, minhocas, invertebrados, ovos, peixes, rãs, cobras, pequenos mamíferos e carniça.





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player