Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 16/05/2019 | FONTE: G1 MS Apreensão de cocaína cresce em MS e Polícia Federal aponta nova rota do tráfico Por outro lado caiu o volume de maconha apreendida no estado, 8 toneladas em 2019.
Compartimento onde os policiais encontraram cocaína em MS — Foto: Polícia Federal/Divulgação

De janeiro a abril deste ano foram apreendidas 3,7 toneladas de cocaína em Mato Grosso do Sul. O volume é quase o total apreendido em 2018 (3,9 toneladas) pelas polícias Federal e Rodoviária Federal.

"Houve uma desarticulação no crime organizado nos países vizinhos fornecedores de drogas, isso está influenciado a logística e como eles atuam na nossa fronteira" explicou o inspetor da PRF, Tércio Baggio.

Uma das apreensões da PRF contou com ajuda de cães farejadores, foi no início deste mês em Sidrolândia. Os animais indicaram onde estavam os 106 kg de cocaína no carro dirigido por uma mulher, ela foi presa em flagrante.

A Polícia Federal diz que percebeu uma mudança na rota da cocaína. Historicamente, as apreensões sempre aconteciam na região de Corumbá, fronteira com a Bolívia. Mas esse ano, o maior volume foi apreendido foi registrado no cone sul do estado. Segundo a PF, quadrilhas se instalaram na fronteira com o Paraguai. A região vive uma guerra pelo controle do tráfico.

Na terça-feira (14) durante a operação Kratus, em Ponta Porã, a PF desarticulou uma quadrilha que atuava no tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, com os lucros da venda de entorpecentes, o grupo comprava veículos e imóveis para esconder a origem ilícita do dinheiro. A justiça decretou o sequestro e a indisponibilidade dos bens do grupo.

“Se você não quebrar o lastro financeiro das organizações criminosas fica um círculo vicioso e você só vai apreendendo entorpecentes, você vai só prender pessoas, mas a organização continua se mantendo e aumentando seu poderio”, explicou Cleo Mazzotti, superintendente da Polícia Federal.

 

Se por um lado aumentou a apreensão de cocaína no estado, caiu o volume de maconha. De janeiro a abril desse ano foram pouco mais de 8 toneladas apreendidas. No mesmo período de 2018, foram 24 toneladas.





18/04/2024 Polícia Federal suspende agendamentos online para emissão de passaporte
18/04/2024 Menino de 13 anos era alvo de atiradores que mataram funcionária de boate em Sonora
18/04/2024 PC de MS prende no MT suspeitos de matar funcionária de boate em Sonora
18/04/2024 Polícia resgata 6 animais em condições insalubres e prende um tutor em ação do Abril Laranja
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player