DOMINGO, 19 DE MAIO DE 2019
DATA: 14/05/2019 | FONTE: PM/MS Comando de Policiamento da Área -2 (CPA-2) tem novo comandante
Foto: Divulgação PM / Ilustração gráfica Caribel News

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, nesta manhã de terça-feira (14/05), às 9h30min, realizou no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMS – Palácio Tiradentes, localizado na rua Desembargador Leão Neto do Carmo, n. 1203, a solenidade de troca de comando do CPA – 2, Comando de Policiamento Área 2, com sede em Três Lagoas-MS. Ele passou a ser comandado pelo tenente-coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, que substituiu o, também, tenente-coronel PM Joilson Queiroz Santana.

Foto: Divulgação PM

O CPA-2 é órgão responsável pela polícia ostensiva e pela preservação da ordem pública com sede na Cidade de Três Lagoas/MS e seu comando é sempre de incumbência de oficial superior da instituição, com experiência vasta no currículo, sobretudo, no que se refere ao emprego operacional e disposição adequada da tropa para o combate direto ao crime.

Foto: Divulgação PM

Com números positivos, o tenente-coronel PM Joilson despediu-se, hoje, do comando do CPA – 2, assumido em outubro de 2017, oportunidade em que o oficial coordenou com muito profissionalismo, dedicação e legalidade os trabalhos operacionais desenvolvidos pela corporação naquela região.

Com um trabalho notável e muito agradecido à sua equipe, o tenente-coronel Joilson transmitiu o cargo ao seu sucessor com o sentimento de dever cumprido, tanto perante a polícia militar, quanto à população da região, desejando sorte e perseverança ao novo comandante, no cumprimento da missão. O Chefe do Estado Maior-Geral, coronel PM Alexandre Rosa Ferreira, que está respondendo pelo Subcomando da Instituição foi quem presidiu o ato de passagem do comando do CPA-2.

Foto: Divulgação PM

O novo comandante do CPA-2, tenente-coronel PM Gilberto Gilmar de Santana, ingressou na polícia militar como soldado, em 1992/1993, e, três anos depois, foi aprovado em concurso público, entrou para a academia de oficiais da polícia militar de Brasília – Distrito Federal – 1995 a 1997.

Durante sua carreira, o tenente-coronel Santana foi subcomandante do pelotão de Choque da Polícia Militar (ROTAC); comandou o 1º Pelotão do 13º BPM-Paranaiba-MS;  comandou a 2ª CIA do 14 BPMRv de Três Lagoas-MS, foi chefe e comandante do Presidio Militar, Cia de Guarda e Escoltas, Sub-Comandante da 3ª CIPM – Amambaí-MS, atuou como Instrutor de Policiamento de Guardas e Escoltas da PMMS no Curso de Formação de Soldados da Turma de 2008 em Ponta Porã – MS e como Instrutor de Direitos Humanos no Curso de Formação de Soldados da Turma de 2008 em Ponta Porã –MS; Assumiu como Su-Comandante do 12º BPM em Naviraí-MS; Coordenou o CFSD – Curso de Formação de Soldado da Turma de 2014/2015 na cidade de Paranaíba-MS; Ministrou as matérias de Educação Física, Direito Administrativo e Direito Penal, todos  para o CFSD Turma 2014/2015 em Paranaíba-MS, e, atualmente estava exercendo o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar em Paranaíba-MS, o qual continuará comandando cumulativamente a nova função.

 

Prestigiaram a cerimônia e parabenizaram o tenente-coronel PM Santana pelo novo comando, além do Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, outras autoridades civis e militares. O tenente-coronel PM Santana mostrou-se solícito com os presentes e emocionado com a assunção da nova responsabilidade.

Foto: Divulgação PM

O Comandante Geral da PMMS, coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, elogiou a postura do tenente-coronel PM Joilson no comando do CPA-2 e desejou votos de sucesso ao o tenente-coronel PM Santana, pela oportunidade de estar à frente de um grande comando, enfatizando que: os gestores da Polícia Militar estão comprometidos com a qualidade da segurança pública oferecida à população e por este motivo escolheu o tenente-coronel Santana para comandar o CPA-2. Tendo frisado, ainda, a dedicação, o trabalho e, principalmente, a atitude sempre positiva do oficial, perante as mais variadas dificuldades, encontradas ao longo de sua carreira.



10/05/2019 Polícia Militar realiza solenidade de passagem de comando do 12º BPM de Naviraí
02/02/2019 Ocorrência envolvendo sargento reformado da Polícia Militar e Guardas Municipais de Campo Grande
14/01/2019 Nota de esclarecimento sobre Operação Themis, em Três Lagoas
27/04/2018 Polícia Militar de MS inicia hoje a “Operação Dia do Trabalho”
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player