Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

DATA: 04/05/2019 | FONTE: campograndenews PF de Naviraí busca advogado de Mundo Novo acusado de envolvimento com cigarreiros Emerson Guerra Carvalho foi alvo de mandado de prisão em 9 de abril e escapou pulando muro e por dentro de construção
Delegacia de Polícia Federal em Naviraí Foto: Reprodução / Ilustração gráfica Caribel News

Policiais federais de Naviraí –a 366 km de Campo Grande– anunciam buscas ao advogado Emerson Guerra Carvalho, acusado de envolvimento com uma quadrilha especializada em contrabando de cigarros investigada durante a Operação War. Morador de Mundo Novo, ele era alvo dos federais desde a primeira fase da ação, em 2018.

Via assessoria, a PF informou que, em 9 de abril deste ano, uma equipe se deslocou à casa do suspeito para cumprir mandado de prisão preventiva. Ao perceber a movimentação, porém, e contando com o auxílio da mulher, ele quebrou a cerca elétrica da casa, pulou o muro e fugiu por uma construção.

O mandado de prisão foi expedido pela Justiça Federal de Naviraí a partir de representação da PF e com aval do MPF (Ministério Público Federal). Na primeira fase da War, realizada em 5 de outubro de 2018, foram levantadas provas que indicam o envolvimento do advogado com a quadrilha. Uma delas foi um telefone celular apreendido, onde havia indícios que comprovavam a tese.

A suspeita é de que o investigado tinha “efetiva participação na organização criminosa não se limitando a sua atuação na prestação de serviços jurídicos”, mas sim “como intermediário entre os fornecedores e compradores de cigarros e como ‘braço direito’ da organização”, destacou a PF, que ainda o coloca como elo para cobrança de dívidas de terceiros com a organização, pois ele determinava aos cobradores que buscassem os devedores e usassem, se necessário, “métodos de coação moral e até mesmo física para receber as dívidas do crime organizado”.

A Polícia Federal segue em diligências para localizar o suspeito. Caso alguém tenha informações sobre o paradeiro, pede-se que contate as autoridades, de forma anônima, pelo telefone (67) 3409-4200.



Advogado Emerson Guerra Carvalho morador em Mundo Novo, foragido da justiça  Foto:Divulgação PF

Na primeira fase da War, um advogado, que não teve o nome divulgado à época, foi preso pela PF por porte ilegal de munições. Ele era suspeito de falsificar declarações de origem de valores para pagamento de fianças, a fim de preservar os interesses da quadrilha. Conforme as autoridades, muitas vezes os presos sequer sabia quem os representava.





16/04/2024 DOF detém homem e adolescente com mais de 260 quilos de maconha que seria entregue em Naviraí
16/04/2024 DEFRON apreende cerca de 100 kg de cocaína em Amambai
16/04/2024 Em 72h, PRF recupera cinco veículos na região de Bataguassu e Casa Verde
16/04/2024 Homem é ferido a tiro, ao lado da mãe, por atiradores na Capital
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player