Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

DATA: 30/04/2019 | FONTE: G1 'Elas são um milagre nas nossas vidas', diz mãe de gêmeas siamesas separadas após cirurgia Mel e Lis nasceram ligadas pela cabeça. Cirurgia inédita na capital durou 20 horas e reuniu mais de 50 profissionais.
Mel e Lis nasceram com parte do cabeça ligada. Bebês passaram por cirurgia inédita no DF — Foto: Acervo Pessoal / Ilustração gráfica Caribel News

“Elas são um milagre nas nossas vidas.” A frase de Camila Vieira revela o alívio para uma história que começou há mais de um ano quando, ainda grávida, descobriu que esperava gêmeas siamesas.

A consultora é mãe de Mel e Lis que nasceram há 10 meses, unidas pela cabeça e, no último sábado (27), foram separadas em uma cirurgia inédita em Brasília. O procedimento durou mais de 20 horas e reuniu cerca de 50 profissionais.

Nesta segunda-feira (29), Camila contou que, no período de gestação, os médicos chegaram a cogitar um aborto.

“Colocaram pra gente a possibilidade de abortar, mas jamais eu iria abortar.”

Era madrugada de domingo (28) quando Camila e o marido Rodrigo Martins Aragão viram, pela primeira vez, as duas filhas separadas.

“Primeiro vimos a Mel na maca de cirurgia e já começamos a chorar. Eu pensei: gente, é uma boneca, não é minha filha. Não acreditei. Quando vimos a Lis é que a ficha caiu”, lembrou Camila.
As gêmeas Mel e Lis foram separadas depois de quase 11 meses, em cirurgia inédita no DF — Foto: Acervo PessoalAs gêmeas Mel e Lis foram separadas depois de quase 11 meses, em cirurgia inédita no DF — Foto: Acervo Pessoal

As gêmeas Mel e Lis foram separadas depois de quase 11 meses, em cirurgia inédita no DF — Foto: Acervo Pessoal

Emoção da equipe

A separação das gêmeas também emocionou os médicos e a equipe. Parte do grupo acompanha Lis e Mel desde a gestação.

Mais de 50 profissionais participaram da cirurgia no Hospital da Criança de Brasília José de Alencar. Foi o primeiro procedimento do tipo no Distrito Federal, o terceiro no Brasil e o décimo no mundo.

Cirurgia de separação das gêmeas no Hospital da Criança â?? Foto: Humberto Sousa/Divulgação

Cirurgia de separação das gêmeas no Hospital da Criança — Foto: Humberto Sousa/Divulgação

Agora todas as energias estão voltadas para a recuperação das pequenas pacientes. Segundo os médicos, os primeiros dias são os mais importantes para a recuperação.

"Elas não estão fora de risco porque quanto maior o tempo de cirurgia, maior também é o risco. Mas estão dando a resposta esperada”, explicou o cirurgião plástico Ricardo de Lauro.


Rodrigo Martins e Camila Vieira pais das gêmeas siamesas Lais e Mel, operadas em Brasília â?? Foto: Humberto Sousa/Divulgação


Rodrigo Martins e Camila Vieira pais das gêmeas siamesas Lais e Mel — Foto: Humberto Sousa/Divulgação

 

Os pais das gêmeas também estão com o olhar voltado para o futuro.

“O coração está muito apertado, mas estamos esperançosos de que vai dar tudo certo”, disse o pai das gêmeas.

Parte da equipe que fez a cirurgia e os pais das gêmeas Mel e Lis â?? Foto: Daumildo Júnior/G1Parte da equipe que fez a cirurgia e os pais das gêmeas Mel e Lis — Foto: Daumildo Júnior/G1

Planos para o futuro

Mel e Lis, estão na CTI. A equipe médica acredita que elas devem ficar internadas entre por, pelo menos, duas semanas. Mas Camila já tem planos.

“A gente quer colocar elas no carrinho e sair para passear, no shopping ou em um parque.”

A mãe sabe que para realizar os pequenos sonhos vai demorar um pouco, mas está confiante. Camila pediu que as pessoas continuem torcendo e rezando pelas bebês.

"Uma etapa foi vencida, agora vamos enfrentar as que ainda virão."

 





18/04/2024 Prefeitura de Naviraí promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
18/04/2024 Rhaiza Matos tem nova agenda com Riedel e reforça importância do apoio do Governador
17/04/2024 Conselho sugere tornozeleira eletrônica em caso de violência doméstica
17/04/2024 Senado aprova PEC sobre criminalização do porte e posse de qualquer quantidade de droga
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player