Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

DATA: 06/03/2017 | FONTE: bombeiros.ms.gov.br Aeronave do Corpo de Bombeiros Militar é acionada em Três Lagoas para realização de transporte especializado
Grupamento de Operações Aéreas (GOA)

Em prontidão sempre; para salvar vidas. Assim está a Guarnição do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul passa a contar desde então. Com a missão de chegar de aeronave nos locais mais longínquos do nosso Estado e atender casos graves de resgate, e demais operações aéreas em apoio às atividades meio e fim da Corporação.

No início da noite de sexta-feira (3), por volta das 18:00h, o GOA foi acionado para realizar o transporte aéreo de uma criança vítima de queda acidental, com exigência de transporte rápido e especializado, da cidade de Três Lagoas para São José do Rio Preto (SP). A Guarnição, composta pelos bombeiros militares: Tenente-Coronel HENRIQUE, Tenente-Coronel TROMBINI e Subtenente FLÁVIO, saiu de campo Grande com a aeronave BOMBEIRO-01, modelo Baron 58, equipada com um kit de transporte de enfermos que possibilita a remoção aérea segura e adequada de vítimas. Devido ao agravamento do quadro clínico da vítima, antes da chegada da aeronave, a família optou, após ouvido a equipe médica, transportá-la via terrestre por meio de veículo com suporte avançado e com acompanhamento médico.

 

“O Grupamento de Operações Aéreas representa um grande avanço para o Corpo de Bombeiros Militar, pois potencializa sua ação de socorro público, por meio de aeronaves, em locais distantes, muitas vezes isolados, de difícil acesso e com poucos recursos médicos. A aeronave Baron 58 (BOMBEIRO-01), tem autonomia operacional de 5 horas de voo e pode atingir a velocidade de 350 km/h. Assim, o transporte de uma vítima de Três Lagoas para Campo Grande, por exemplo, pode ser feito em aproximadamente 2 horas, considerando a aeronave partindo de Campo Grande. O avião tem a vantagem de voar em linha reta, com rapidez. No caso, de Três Lagoas a Campo Grande, o BOMBEIRO-01 leva 1 hora para chegar, enquanto que uma UTI terrestre levaria cerca de 5 horas ou mais. A aeronave aumenta a expectativa de vida e reduz o desconforto”. Afirmou o TC BM Henrique, comandante do GOA.

Por ter sido recentemente ativado pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar (em outubro de 2016), o GOA está ainda em fase de estruturação. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão regulador da aviação de segurança pública, estabelece critérios de treinamento operacional, formação e atuação operacional para a corporação bombeiro-militar.

O GOA pode, ainda, atuar em várias outras missões, tais como: monitoramento ambiental, transporte de bombeiros militares, atuar no monitoramento de desastres ambientais, captação e transporte de órgãos e tecido humanos, de outras.






31/01/2019 VÍDEO: mãe de Mariano encerra tratamento contra câncer e incentiva pacientes
10/01/2018 Certidão de Antecedentes Criminais agora pode ser emitida pela internet
22/12/2017 Laçador de MS tem perna amputada, volta a competir 2 meses após o acidente e ganha taça de ouro
19/07/2017 Menino que recebeu transplante duplo de mãos se veste e se alimenta sozinho
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player