Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

DATA: 22/03/2019 | FONTE: band.uol No Dia Mundial da Água, veja algumas dicas bem fáceis para economizar Redução pode chegar a quase 100 litros de água em atividades cotidianas
No Brasil, o consumo de água pode chegar a 200 litros/dia (Foto: Mrjn Photography/Unsplash)

Nesta sexta-feira, 22, é celebrado o Dia Mundial da Água, data estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para discutir a importância desse elemento e do quanto é primordial pensar e colocar em prática formas de economizar esse bem natural.

Segundo a ONU, o ser humano precisa em média de 110 litros de água por dia, usados tanto para consumo quanto para higiene pessoal. No Brasil, no entanto, essa quantidade pode chegar até a 200 litros/dia, o que indica índices de consumo exagerado e desperdício.

O Portal da Band reuniu algumas dicas bem fáceis de tirar do papel para economizar água durante atividades comuns do dia a dia.

O local onde mais usamos água é no banheiro; justamente nesse local também é onde mais se desperdiça, principalmente na hora daquele banho demorado. Por isso, o ideal é tomar banhos rápidos, e se ensaboar com o chuveiro fechado e só abrir na hora de enxaguar mesmo. Um banho de 15 minutos com o registro aberto consome 135 litros de água. Seguindo nossas dicas, é possível reduzir até 90 litros de água se você fechar o registro ao se ensaboar e reduzir o tempo do banho para 5 minutos.

O mesmo vale para outras atividades. Não há necessidade de escovar os dentes ou lavar o rosto com a torneira aberta. O correto é usar a água só para o enxague.

Para lavar a louça também: abra a torneira só para enxaguar a louça. Outra dica boa é passar um papel em pratos e panelas, assim, você remove o grosso da sujeira e não fica tanto tempo passando água para lavar. Com esse processo, é possível economizar até 97 litros de água.

Com as roupas dá para economizar bastante também. O ideal é juntar a quantidade máxima de roupas que a máquina de lavar suporta. Uma máquina com capacidade de cinco quilos de roupas gasta 135 litros por lavagem. Lavar poucas peças ou uma só peça é desperdício na certa. Se for lavar roupa no tanque, deixa as roupas de molho e use a mesma água para ensaboar, voltando a abrir a torneira só na hora de enxaguar.

Utilizar água para lavar calçadas ou o quintal de sua casa deve ser evitado ao máximo. Tente manter esses espaços limpos só com a vassoura. Em 15 minutos, uma mangueira aberta gasta 279 litros de água para lavar uma calçada. O mesmo vale para lavar carros. A dica é limpar seu automóvel em épocas de chuva; com um balde, acumule a água da chuva e use para essa finalidade.





17/04/2024 Cooperativa Recicla Naviraí fará Audiência Pública de prestação de contas e resultados
15/04/2024 Exemplos de gestão, Unidades de Conservação de Naviraí recebem visita técnica de servidores de Aripuanã-MT
09/04/2024 Governo de MS assina decreto de estado de emergência ambiental de 180 dias
09/04/2024 Novo equipamento da Iagro substitui prova biológica em camundongos no diagnóstico da raiva
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player