Sábado, 20 de Abril de 2024

DATA: 15/03/2019 | FONTE: Correio do Estado Bom pagador será principal beneficiado pelo Cadastro Positivo, diz Simone Tebet Medida vai possibilitar acesso ao crédito para 566 mil consumidores do Estado
Foto: Reprodução/ Ilustração gráfica Caribel News

A senadora Simone Tebet (MDB) afirmou nesta sexta-feira (15), após participar de reunião no diretório estadual do MDB, em Campo Grande, que os efeitos do Cadastro Positivo — aprovado nesta semana pelo Congresso Nacional — serão vistos sobre a economia local em médio prazo e o bom pagador será o principal impactado pela medida. Somente em Mato Grosso do Sul, a expectativa é que o Cadastro Positivo poderá injetar R$ 20 bilhões na economia de Mato Grosso do Sul e possibilitar acesso ao crédito para um contingente adicional de 566 mil consumidores. 

Para a senadora, as pessoas não estão tendo noção da importância do cadastro positivo a médio prazo - Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado

“Mais do que a questão de juros bancários, eu acho que (o Cadastro Positivo) tem uma atuação direta na economia do país, na economia local. “É muito simples: quem tem CPF vai ter a sua ficha ali e se eu ganho dois, três salários mínimos e a minha família não tem um cartão de crédito e quer ir lá na mercearia ou na loja do bairro comprar alguma coisa parcelada, eles me cobram juros altos, porque eles têm medo da inadimplência. Mas se ele (comerciante) olha a minha ficha e vê que eu sou uma boa pagadora, que eu tive problema lá no passado e não tenho mais, ele pode me falar: não, faz três cheques pré-datados sem juros. A partir do momento em que o comércio faz isso, ele vende mais, contrata mais; ao contratar mais, ele gera mais emprego, vai comprar matéria-prima da indústria lá no outro Estado, que vai gerar mais emprego lá”, explicou.

Para a senadora, as pessoas não estão tendo noção da importância do cadastro positivo a médio prazo. Ela prevê que, “daqui a alguns meses, nós vamos ver um resultado, para a economia local,  no pequeno município, no município de porte médio, nas indústrias”.

Em relação à possibilidade de redução de juros pelos bancos por  meio do Cadastro Positivo, a parlamentar disse acreditar mais num aquecimento da economia do que em diminuição significativa do spread bancário. “É possível diminuir 3%, 4%, 5% do juro hoje de 30 e tantos, chegando a 30%, 29%, 28%. Mas o impacto maior do cadastro positivo é para o bom pagador, sem dúvida. No banco, no financiamento, principalmente para o micro e pequeno empresário ir buscar empréstimo no banco, pode ser que os juros caiam e isso é importante porque gera emprego”, comentou. 

Além disso, avalia a senadora, serviços e instituições como Serasa, SPC e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas terão em seus sistemas quem é o bom pagador. “O pequenininho, mesmo que ganhe três, quatro salários mínimos e não tem cartão de crédito, mas ele vai poder comprar parcelado, sem esses juros exorbitantes que hoje os grandes magazines, por exemplo, cobram”, finalizou. 

 

O projeto que torna o Cadastro Positivo automático foi aprovado nesta semana no Senado e segue agora para sanção presidencial. “Pode ter um item ou outro que por ventura possa ser considerado, mas eu não tenho dúvida da sanção”, finalizou Simone Tebet.





20/04/2024 Morre PM aposentado que matou empresário durante audiência do Procon-MS, na Capital
19/04/2024 Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
18/04/2024 Prefeitura de Naviraí promove reunião com representantes das estações gastronômicas do 2º Festival do Churrasco
18/04/2024 Rhaiza Matos tem nova agenda com Riedel e reforça importância do apoio do Governador
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player