Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

DATA: 21/02/2019 | FONTE: da Assessoria Vereadora Rosângela busca maior agilidade para Cirurgias de Retirada de Útero
Rosângela busca agilidade no agendamento das Cirurgias Eletivas Foto: Régis Luiz/Assessoria de Imprensa / Ilustração gráfica Caribel News

Recentemente a Vereadora Rosângela Farias Sofa teve Requerimento aprovado em Plenário solicitando a Gerência Municipal de Saúde, números relacionados a demanda de Cirurgias de Histerectomia, que é a retirada do Útero.

Após receber relatórios a parlamentar constatou que no momento 32 mulheres estão na Lista de Espera, aguardando Procedimento Cirúrgico, o que é bastante preocupante na opinião da Vereadora.

Diante dos fatos Rosângela convocou para um debate representantes de vários segmentos e instituições que defendem os direitos da mulher no município.

Na tarde de Quarta-Feira (20), foi realizada na Sala de Reuniões da Câmara Municipal, encontro em mulheres, representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, Gerências de Saúde e de Assistência Social, Conselho dos Direitos da Mulher, Associação BPW e também mulheres que aguardam a cirurgia.

Rosângela relatou que em duas semanas atendeu em seu gabinete 6 mulheres que aguardam a realização desta Cirurgia Eletiva e que todas tem reclamado da grande demora para serem marcados os procedimentos; a preocupação da vereadora, é de que fala-se muito em prevenção do Câncer e de cuidados preventivos, mas não são feitas ações concretas e direcionadas aos casos de Retirada do Útero, o que se torna bastante preocupante.

Rosângela também afirmou que a demora para a realização destas Cirurgias, causa preocupação na questão de um possível agravamento na situação, podendo surgir outras doenças ainda mais sérias, até mesmo o temido Câncer que por fim, pode até levar a morte.

A Vereadora alertou que existe a eminente necessidade de se combater essa demanda no município, enfrentando o problema, evitando que em um futuro próximo essas mulheres sejam acometidas por um câncer.

Ao final do debate ficou agendada uma próxima reunião para o dia 27/02, com o Gerente Municipal de Saúde que trará outras novidades sobre o assunto.

Histerectomia É a Cirurgia para a retirada do Útero e é indicada quando são detectadas algumas patologias ou irregularidades; é a segunda cirurgia mais realizada no mundo; calcula-se que no Brasil de 20 a 30% das mulheres serão submetidas a essa intervenção até os 60 anos de idade e são registrados no país 200 mil casos por ano, um número relativamente baixo se comparado com os Estados Unidos que chega a 600 mil casos por ano.

São sintomas e patologias que indicam a intervenção cirúrgica com a retirada do Útero: Mioma, Endometriose, Câncer Ginecológico, irregularidades nas Trompas, Ovário, Colo do Útero, Prolapso Uterino, Sangramento Vaginal anormal, dor Pélvica Crônica.

GALERIA IMAGENS - Fotos: Régis Luiz/Assessoria de Imprensa

 

 

 





22/09/2021 Neninha e Regivan solicitam informações sobre projetos culturais que estão sendo desenvolvidos no município
19/08/2021 Neninha solicita recapeamento da Avenida Mato Grosso até o trevo com a BR-163
13/08/2021 Neninha solicita melhorias na iluminação da Avenida José Soares Limeira
12/08/2021 Regivan e Neninha querem concurso para elaboração de projeto de revitalização da Praça Euclides Fabris
Untitled Document

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player